FPI Melhor Prevenir fiscaliza reformas de fachadas em Salvador
Trabalhos em altura nas fachadas de condomínios em Salvador foram o foco da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) Melhor Prevenir, entre os dias 1 e 5 de abril. O programa, que é realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Departamento de Polícia Técnica, CRT, CEREST, UFBA e o Corpo de Bombeiros, articula a fiscalização multidisciplinar na área da segurança do trabalho em diversas categorias de empreendimentos, com o objetivo de prevenir situações de risco de acidente para os trabalhadores.
O fiscal do Crea e coordenador da FPI, Augusto Pinto de Queiroz, explica que o foco principal dessa operação é defender a segurança dos profissionais que trabalham pendurados para realizar reformas, pinturas e lavagens da fachada de condomínios, estendendo a ação da Melhor Prevenir para essa atividade.
“Visitamos de 50 a 60 condomínios até sexta feira, fazendo a vistoria dos equipamentos e verificando a documentação dos profissionais, que devem ser qualificados e capacitados na norma NR-35 para trabalhar em altura. Esses profissionais precisam ter um atestado de saúde ocupacional específico, não é qualquer pessoa que está apta a fazer um trabalho como esse. O objetivo é salvaguardar os trabalhadores e garantir que as empresas cumpram a norma rigorosamente, aproveitando para verificar também as questões de manutenção de equipamento e manutenção predial dos próprios condomínios, no que diz respeito a elevadores, extintores de incêndio e mais”, explicou ele.