Salvador

Governo da Bahia abre circuito de Feiras, Festas e Festivais Literários em Malhada de Pedras

Marcando a abertura do calendário de Festas, Feiras e Festivais Literários sob o selo do Bahia Literária, o Território de Identidade Sertão Produtivo será palco da I Festa Literária de Malhada de Pedras – FLIMP. Entre os dias 23 a 26 de abril, o município, que fica a 575 km da capital baiana e tem pouco mais de oito mil habitantes, celebra a riqueza cultural da região.

A programação teve abertura oficial na noite desta quarta-feira (23), com a presença do Diretor-Geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, representando o Governo da Bahia. O dirigente destacou que a I Festa Literária de Malhada de Pedras inaugura o circuito de eventos literários no estado, o maior investimento nessa política no país, através do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura e Educação, via FPC.

“Uma noite inesquecível para a Política do Livro, Leitura, Memória e Literatura da Bahia. A abertura da FLIMP coincide com o início do grande circuito de eventos literários apoiados pelo Governo da Bahia. São feiras espalhadas em todos os territórios, comunidades quilombolas, ribeirinhas, povos originários. É a Bahia respirando cultura e sendo cada vez mais literária. Somos o estado que mais investe em eventos literários”, enfatizou Sandro.

A programação da FLIMP contempla a Literatura Popular e Baianidades. A abertura oficial levou para o público o desfile de estudantes e coletivos culturais pelas ruas da cidade. Além disso, ocorreu a exposição de projetos do Núcleo Territorial de Educação (NTE), o tradicional desfile das “Caretas”, apresentação de fanfarras, cordelistas e repentistas locais.

O município irá viver, nos próximos dias, uma programação repleta de histórias, cordéis, cantos, versos, grupos de reisados e expressões que atravessam gerações através da música, literatura, poesias e arte. A 1ª Festa Literária de Malhada de Pedra também homenageia grandes nomes da cultura popular da região e valoriza as expressões culturais que preservam a identidade local.

A cerimônia de abertura da FLIMP contou com a participação do prefeito de Malhada de Pedras, Beto de Preto Neto, acompanhado da primeira dama, Eliana Neves, do curador da Feira, Jaquissom Guimarães, da proponente do projeto, Maria Zélia Aguiar, da Joyce Paixão, da representação da Secretaria de Educação da Bahia, a Secretaria de Educação de Malhada de Pedras, Elisângela Santos e demais lideranças locais.

Feiras Literárias na Bahia

Com investimento de R$ 24,3 milhões em 81 feiras e festivais até o primeiro semestre de 2026, o Governo do Estado da Bahia consolida sua gestão como a que mais investe em eventos literários do Brasil. A ação é viabilizada por meio do Edital de Festas, Feiras e Festivais Literários, coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC).

As primeiras feiras acontecem nesta semana, com eventos confirmados em Malhada de Pedras (23 a 26 de abril) e Barreiras (24 a 25 de abril). Nos próximos quatro meses, estão previstas feiras literárias em diversas cidades do estado, como Ilhéus, Serrinha, Mucugê, Itapetinga, Irecê e outras, contemplando os diferentes territórios de identidade da Bahia.

Foto: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *