Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança do Clima (C40)
Salvador foi a primeira cidade da América Latina a assumir compromissos com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, formado para implementar políticas e ações para redução das emissões e adaptação das cidades aos efeitos das mudanças climáticas. O plano é uma das ações previstas no pacto e teve seus trabalhos iniciados durante a Semana Latino-americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, em agosto do ano passado, em Salvador.
Globalmente, 84 das 96 cidades membros da C40 assinaram o Compromisso Prazo 2020 (Deadline 2020), visando construir um plano climático compatível com o Acordo de Paris até o fim deste ano. Entre essas cidades, 29 estão tendo o apoio direto da C40 na construção de seus respectivos planos, sendo 9 delas da América Latina e 4 do Brasil (Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo). Para apoiar a capital baiana na construção de seu plano climático, a C40 está utilizando uma metodologia internacionalmente reconhecida e transparente.
Até agora, 12 cidades já tiveram seus planos finalizados em conformidade com os critérios acima e com o Acordo de Paris e podem servir de referência para a construção do plano na capital baiana: Barcelona, Copenhagen, Durban, Estocolmo, Londres, Los Angeles, Melbourne, Nova York, Oslo, Paris, Portland e Washington DC.