HGRS promove capacitação para determinação de morte encefálica
Em atenção ao movimento Setembro Verde – de sensibilização à doação de órgãos e tecidos – o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoverá o curso de capacitação para determinação de morte encefálica. A atividade acontecerá no dia 14 de setembro, nos períodos matutino e vespertino, com o tema ‘Abordagem no paciente adulto e na pediatria’.
O curso, que é voltado para médicos, oferecerá certificado de participação para aqueles que concluírem 100% da carga horária. Interessados devem realizar inscrição pelo link.
A ação é uma iniciativa da Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante da instituição (Cihdott-HGRS) e da Central de Transplantes da Bahia (CET-BA). Será realizada no auditório do edifício anexo do HGRS.
Confira, abaixo, a programação:
Curso de capacitação para determinação de morte encefálica
8h30 – Boas-vindas e apresentação da Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott-HGRS)
8h45 – Situação do transplante na Bahia e a realidade atual, com América Carolina Melo – enfermeira coordenadora da Central de Órgãos da Bahia (CET-BA)
9h10 – Aspectos éticos e legais para determinação da morte encefálica, com Rita de Cássia Pedrosa – médica responsável pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset)
9h50 – Coffee break
10h – Metodologia para a determinação da morte encefálica (ME), conforme determina Art. 3º da Resolução CFM2.173/2017, com Camilo Viera – neurologista pediátrico
11h – Discussão de casos e apresentação prática da avaliação clínica, com Camilo Viera
12h20 – Intervalo
14h – Manutenção do potencial doador de órgãos, com Juliana Caldas – médica intensivista
15h – Coffee break
15h10 – Condutas médicas pós-determinação da ME, acolhimento e entrevista familiar para doação de órgãos, com Rita Pedrosa
16h – Pós-teste
16h30 – Encerramento
Foto: Pedro Moraes/GOVBA