Salvador

Hilton Coelho apresenta moção de aplausos ao Terreiro Ilé Asé Ọmọ Aládé pela realização do projeto k Ilé Òrìṣà

O deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de aplausos ao Terreiro Ilé Asé Ọmọ Aládé – A Casa do Príncipe, localizado no bairro do Cassange, em Salvador, pela realização da primeira edição do projeto k Ilé Òrìṣà – Arte, cultura e educação de terreiro. A homenagem reconhece o profundo valor cultural, social e educativo da iniciativa para a comunidade afrodescendente e para toda a sociedade baiana.

Realizado com recursos do edital Territórios Criativos – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), da Prefeitura de Salvador, bem como da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o projeto ofereceu oficinas e vivências culturais gratuitas para 30 participantes da comunidade, valorizando e transmitindo saberes ancestrais por meio da moda, culinária de terreiro, dança, canto e toques rituais.

Mais do que um evento cultural, o k Ilé Òrìṣà reafirma o terreiro como espaço de resistência, educação e memória viva, onde os conhecimentos são transmitidos pela oralidade, espiritualidade e prática artística – fundamentos da cultura afro-brasileira. As oficinas foram ministradas por integrantes do Ilé Asé Ọmọ Aládé e convidados da comunidade, todos artistas, educadores e fazedores de cultura comprometidos com a preservação das tradições dos povos de terreiro”, afirma Hilton Coelho.

Para o babalorixá Hilton Sá, liderança do terreiro Ilé Asé Ọmọ Aládé, “o projeto é um marco importante na valorização da identidade e dos saberes tradicionais. Essa iniciativa fortalece a autoestima da comunidade, movimenta a economia local e valoriza os profissionais dos terreiros, que historicamente têm enfrentado intolerância e invisibilidade. O projeto se consolida como uma resposta concreta e potente ao racismo religioso, promovendo educação, ancestralidade e futuro”.

A moção de aplausos reconhece o papel estratégico da iniciativa na promoção da diversidade cultural, no enfrentamento à intolerância religiosa e na construção de uma sociedade mais justa e plural. O parlamentar registra com orgulho e respeito esta homenagem ao Terreiro Ilé Asé Ọmọ Aládé e a todos os envolvidos no projeto k Ilé Òrìṣà.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *