DestaquesPolítica

Hilton Coelho quer conceder a Comenda 2 de Julho ao mestre da cerâmica Rosalvo Santana

O deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou projeto de resolução (PRS) que concede a Comenda 2 de Julho ao mestre da cerâmica Rosalvo Maltez Santana. Rosalvo Santana é mestre santeiro, precursor da arte sacra em Maragogipinho, maior centro oleiro da América Latina. Foi lá mesmo, nesse povoado que faz parte do município de Aratuípe e fica às margens do Rio Jaguaripe, que ele nasceu, em 24 de abril de 1964, e cresceu vendo seus pais dedicados à produção da cerâmica utilitária.

Nossa proposição tem por objetivo homenagear, com a concessão da Comenda 2 de Julho, a Rosalvo Santana, mestre santeiro e precursor da arte sacra em Maragogipinho, como retribuição e reconhecimento ao seu importante trabalho artístico. A comunidade de Maragogipinho é marcada por uma rica importância cultural, ancestral e socioeconômica. Rosalvo Santana honra essas tradições e merece o reconhecimento da ALBA e da população da Bahia em geral”, afirma Hilton Coelho.

Um dos aspectos mais destacados da comunidade de Maragogipinho é a produção artesanal de barro, com a maioria da população composta por artesãs e artesãos da cerâmica. Essa tradição atravessa gerações, com produções marcadas pelo caráter decorativo e utilitário. Esse patrimônio histórico rendeu a Maragogipinho o título de maior centro cerâmico da América Latina, recebido em 2004, ao disputar o Prêmio UNESCO de Artesanato para a América Latina e Caribe.

Rosalvo Santana buscou um caminho diferente da tradição local de produzir objetos utilitários, dedicando-se à criação de imagens sacras e figurativas, modeladas com talento, habilidade e técnica. Como não se identificava com a produção de peças utilitárias, aprendeu poucas coisas com o pai por falta de interesse. Para criar suas peças tornou-se um artista autodidata, desenvolvendo suas técnicas por meio da tentativa e erro. Mestre em arte sacra, ceramista autodidata, desenhista e restaurador, surpreende e provoca admiração instantânea pela singularidade de seu estilo”, destaca o parlamentar.

Hilton Coelho conclui afirmando que “a grandiosidade destes santeiros, especialmente de Rosalvo Santana, estes artistas não possuem o devido valor reconhecido pelo Poder Público baiano, esperando-se que, com a concessão deste Comenda, a Bahia possa tratar estes poetas do barro com maior dignidade. Por tudo que foi exposto, não há a menor dúvida de que Rosalvo Santana, um dos grandes mestres artesãos da Bahia, merece ser agraciado com a Comenda 2 de Julho, em reconhecimento ao importante trabalho e à sua contribuição para a preservação da cultura, história e tradição junto à sua comunidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *