Hospital de Jaguaquara realiza ação educativa contra uso de adorno em ambiente hospitalar
O Hospital de Jaguaquara, unidade da Secretaria da Saúde do Estado gerida pela Fundação Fabamed, iniciou a operação Adorno Zero. A ação tem como objetivo reduzir a possibilidade de infecção hospitalar ao adotar uma medida simples: funcionários não devem utilizar, no ambiente hospitalar, acessórios como alianças, anéis, pulseiras, relógios, colares e brincos.
A campanha segue a Norma Regulamentadora nº 32, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que busca estabelecer diretrizes básicas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em serviços de saúde. De acordo com a NR 32, todo trabalhador do serviço de saúde exposto a agente biológico deve abolir o uso de adornos no ambiente de trabalho, visando a prevenção de infecções.
Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, Rose Leal explica que a campanha visa uma implementar uma mudança de hábito. “O marco inicial dessa campanha foi uma ação de conscientização que fizemos com os colaboradores a fim de, simultaneamente, promover uma mudança de hábito e proteger o paciente e os próprios colaboradores. Através do adorno zero, conseguimos mitigar os casos de infecção hospitalar”, pontua.
Unidade de médio porte
Classificado como unidade de médio porte, o Hospital de Jaguaquara tem 54 leitos e oferece ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico. A unidade ainda é referência nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, urologia, angiologia e ginecologia.