Hospital Geral Roberto Santos recebe investimentos e qualifica assistência
Referência para toda a Bahia, o Hospital Roberto Santos (HGRS), maior unidade hospitalar pública no norte nordeste, vem recebendo investimentos que chegam a R$ 80 milhões para sua modernização, equipamentos e instalações novos. Resultado de uma dessas ações é a requalificação e ampliação do Centro de Hemorragia Digestiva – CHD, que já está com quase 100% de obras finalizadas.
Essa intervenção que está sendo realizada no HGRS foi inspecionada, na manhã desta quarta-feira (2) pela secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro. A titular da pasta ainda percorreu a unidade, verificando as condições de assistência à população. A secretária pode também verificar os espaços onde futuramente serão instalados a unidade de oncohematologia e o Hospital do Homem.
O CHD contará com equipamentos capazes de realizar procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos, incluindo métodos avançados como a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), nas modalidades ambulatorial e de internação hospitalar.
A nova unidade do HGRS contará com 13 leitos, sendo 1 de isolamento no ambulatório, além de 4 salas de internamento com dois leitos. Haverá também 6 salas para realização de exames e 4 leitos no centro de recuperação pós-anestésica.
“Em 2021 o Governo do Estado investiu quase R$8 bilhões na área da Saúde e o Hospital Roberto Santos faz parte disso. Aqui é uma unidade resolutiva e buscaremos sempre articular para que os melhores resultados sejam alcançados, qualificando e atendendo as necessidades de saúde da nossa população”, afirma Adélia Pinheiro, apontando que somente em janeiro de 2022 foram 17.558 atendimentos no hospital.
Dentre os investimentos recentemente entregues está a nova emergência, entregue em 23 de dezembro de 2021. A emergência foi ampliada de 24 para 32 leitos, deste total, três leitos na sala vermelha, 15 leitos na sala laranja e 12 leitos na sala amarela – sendo um de isolamento. O serviço conta ainda com sala de acolhimento com classificação de risco, quatro consultórios para atendimento médico, laboratório, sala de procedimentos, sala de prescrição, sala de serviço social, farmácia, conforto médico e de enfermagem, sala para polícia civil e sala para polícia militar.
Novos residentes
Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA