Hospital Regional de Itaberaba será reaberto após 15 anos fechado e com investimentos em torno de R$ 30 milhões
O Hospital Regional de Itaberaba, localizado na região da Chapada Diamantina, voltará a funcionar no mês de maio após ficar 15 anos fechado. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, inspecionou a unidade e constatou que os últimos ajustes estão sendo feitos para garantir a retomada dos serviços de assistência à população.
Com um investimento total de cerca de R$ 30 milhões entre obras e equipamentos, a unidade foi completamente reformada e ampliada, contando agora com 70 leitos, incluindo 10 leitos de UTI adulto. O Governo do Estado financiou 90% dos recursos necessários para as obras e equipamentos, enquanto o município contribuiu com os 10% restantes.
Além das obras e equipamentos, o hospital também receberá equipamentos de última geração, como um tomógrafo de 16 canais, dois Raio-X, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia. A previsão é que sejam realizadas mais de 230 cirurgias por mês e que a unidade atenda casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica e traumato-ortopedia.
O hospital também contará com leitos de saúde mental e atendimento ambulatorial, oferecendo consultas especializadas, cirurgias ambulatoriais, diagnósticos e terapias. Segundo a secretária da Saúde, a reativação do Hospital Regional de Itaberaba será fundamental para o fortalecimento da rede assistencial do SUS na região da Chapada Diamantina.
Além da reabertura do hospital, a secretária também visitou a Policlínica Regional de Saúde de Itaberaba, que já realizou mais de 65 mil atendimentos em dois anos de funcionamento, oferecendo serviços especializados e exames de alta complexidade para moradores de 23 municípios da região.
Foto: Divulgação