Igreja Católica: 4.815 crianças vítimas de abuso sexual em Portugal
Um relatório elaborado por uma comissão independente, a pedido da Igreja Católica, revelou hoje que, ao menos, 4.815 crianças foram abusadas sexualmente por membros da Igreja Católica Portuguesa, a maioria padres, nos últimos 70 anos. Ainda segundo relatório, os abusos aconteceram em escolas católicas, casas de padres, confessionários entre outros locais.
A comissão portuguesa iniciou o trabalho em janeiro do ano passado, depois que um relatório na França revelou que cerca de três mil padres e autoridades religiosas abusaram sexualmente de mais de 200 mil crianças.
O chefe da Conferência Episcopal da Igreja Católica de Portugal, o bispo José Ornelas, pediu perdão às vítimas Disse que o caso é uma ferida aberta que machuca e envergonha a todos da igreja. E que o abuso sexual contra crianças é um crime hediondo. Ornelas também afirmou que os agressores devem sofrer as consequências de suas ações.
Os bispos portugueses são se reunir no dia 3 de março para debaterem mecanismos mais eficientes de prevenir futuros abusos.
Com informações da TV Brasil.
Imagem: DN Notícias