Oferecer dentro da SSP (Secretaria de Segurança Pública) uma estrutura específica no combate a roubo de gado, insumos e produtos agrícolas e melhorar a segurança pública dos moradores da zona rural é o objetivo do deputado estadual Eduardo Salles ao apresentar na Assembleia Legislativa da Bahia Indicação para a o governador Rui Costa criar a Ronda Rural.

O parlamentar reconhece as dificuldades da SSP de disponibilidade de efetivo policial específico em um estado com 567 mil quilômetros quadrados, mas sugeriu, ao lado do vice-presidente da FAEB (Federação da Agricultura do Estado da Bahia), Guilherme Moura, em audiência na última terça-feira (13) com o secretário Maurício Barbosa, realizar inicialmente um projeto piloto em alguma região.

“A ideia é que os produtores possam sentar com o secretário e técnicos da SSP para uma parceria público-privada”, explica Eduardo Salles. “Os agropecuaristas poderiam, por exemplo, adquirir câmeras de videomonitoramento que seriam interligadas ao Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública”, acrescenta o deputado.

Eduardo Salles acredita que o trabalho em conjunto da SSP com os produtores, assim como ocorre na Operação Safra, no oeste da Bahia, criada quando ele esteve à frente da Secretaria Estadual de Agricultura, vai ajudar a criar um banco de informações sobre as quadrilhas que cometem esse tipo de crime e oferecer ao setor de inteligência da Polícia Civil ferramentas para a repressão por parte da Polícia Militar.

“Como hoje as ações de investigação e repressão ficam pulverizadas, não há uma sintonia. Sei que não é possível ter um policial em cada cancela, mas, com a inteligência da SSP, podemos minimizar na Bahia o problema que atinge todo o país”, resume o deputado. 

Maurício Barbosa disse na audiência que iria estudar a forma mais adequada para essa operação, sem prejudicar outras áreas do policiamento realizado no interior baiano e em breve marca audiência com o deputado e os produtores do Recôncavo para analisar a implantação do projeto piloto no Recôncavo.   


Prefeitura de Salvador

banner adv

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player