“Indignação precisa ser transformada em esperança”, diz Jerônimo ao falar sobre história de vida e superação
“A indignação não pode virar raiva, ódio. A indignação precisa ser transformada em busca, em esperança”. A declaração é do pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues, que lembrou das migrações que precisou fazer ao longo da vida para garantir o acesso à educação. Jerônimo nasceu no distrito de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, e teve que deixar a casa dos pais ainda criança para morar em Jequié com as irmãs, garantindo o acesso à educação. “Meus amigos que não seguiram o caminho do estudo ficaram para trás. Eu carrego isso, essa transformação da indignação em esperança”, afirmou o pré-candidato, que foi secretário estadual da Educação na gestão do governador Rui Costa e realizou o maior investimento da história em infraestrutura escolar. Na pasta, também garantiu auxílio financeiro para estudantes da rede estadual por meio de programas como o Mais Futuro, Bolsa Presença e Mais Estudo.
Após concluir os estudos em Jequié, Jerônimo migrou para Salvador em busca do acesso ao ensino superior, novamente morando na casa de uma das irmãs. Depois de ser aprovado no vestibular de Engenharia Agrônoma da Universidade Federal da Bahia (UFBA), voltou a mudar de cidade, indo a Cruz das Almas cursar a faculdade. “Eu que vim para esta missão tenho a obrigação de garantir que a oportunidade aconteça”, afirmou Jerônimo nos estúdios da Salvador FM, na primeira exclusiva após lançamento da pré-candidatura ao Governo do Estado com apoio de Lula, Rui Costa e Jaques Wagner. “Eu superei, mas eu não posso esquecer por onde eu pisei”, concluiu.
Jerônimo Rodrigues também foi secretário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, e secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, entre 2015 e 2019. O professor universitário pela UEFS, de Feira de Santana, se tornou o homem de confiança de Rui Costa e tem o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva na Bahia.