“Informação e cuidado são a chave para combater o câncer de mama”, diz Ireuda Silva no “Outubro Rosa”
Com o fim do mês de setembro e a chegada da campanha “Outubro Rosa”, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), alerta para a importância de manter a atenção sobre o câncer de mama, que vitima milhões de mulheres no Brasil e no mundo. A republicana alerta para a necessidade de prevenção, o que inclui uma atenção redobrada ao próprio corpo e a realização de exames.
“É de suma importância que todas nós, mulheres, participemos da campanha, colaborando para a disseminação de informação e, claro, nos cuidando. Informação e cuidado são a chave para combater a doença”, diz a republicana, acrescentando que os homens também devem ficar atentos, já que a doença também pode atingir a população masculina, mesmo que as chances sejam pequenas. “O câncer de mama é um problema sério e que não podemos ignorar”, pontuou.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil ficou abaixo da média mundial no número de mortes pela doença, ocupando a segunda faixa mais baixa, com 13 mil por 100 mil, ao lado de outros países como Canadá, Austrália e Estados Unidos, e à frente da França e do Reino Unido.
Para Ireuda, isso mostra que as políticas públicas para disseminar informação têm surtido efeito, o que reforça a necessidade de ampliá-las ainda mais. “Isso mostra que avançamos no que se refere ao acesso ao tratamento da doença em seu estágio inicial, o que é para se comemorar. Por outro lado, reforça a importância de estarmos cada vez mais vigilantes, fazendo exames regularmente. Trata-se da nossa saúde e da nossa vida, e isso não podemos negligenciar”, acrescenta.