Salvador

Internos de neurocirurgia do HGRS levarão 14 trabalhos para congresso mundial da especialidade, em Houston

Os internos do serviço de neurocirurgia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, tiveram 14 trabalhos aceitos pelo Congress of Neurological Surgeons 2024, um dos maiores congressos de neurocirurgia mundial. Dois desses estudos serão apresentados na modalidade oral, durante o evento, que acontecerá no final deste mês de setembro, na cidade de Houston, nos Estados Unidos.
 
Além desses trabalhos, o grupo participou, na última semana, do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, em Minas Gerais. Para a ocasião, os internos contaram com um total de 28 trabalhos aprovados, sendo 11 para apresentação oral.
 
Também neste ano, os estagiários de neurocirurgia do HGRS publicaram oito trabalhos em revistas internacionais de alto prestigio na comunidade da neurocirurgia mundial. Todas elas estão indexadas no PubMed – base de dados da National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos).
 
Para Silvio Porto Junior, interno responsável pela produção científica do estágio de neurocirurgia do Hospital Roberto Santos, é muito gratificante perceber o impacto dos artigos do grupo na comunidade cientifica. “Participamos, frequentemente, de congressos, tanto nacionais quanto internacionais. Nossos artigos já receberam citações e, inclusive, ‘Letter to the Editor’, no qual um autor publica um artigo comentando um outro artigo”, acrescenta ele.
 
No ano passado, os internos de neurocirurgia do HGRS publicaram 18 artigos científicos em veículos e grandes eventos brasileiros e estrangeiros. Ainda em 2023, eles promoveram o ‘Neuro HGRS’, evento acadêmico com o objetivo de abordar temas neurocirúrgicos, reunindo cerca de 100 estudantes de medicina.
 
“A equipe de estagiários têm uma proatividade e interesse que são bastante fora da curva, estão sempre buscando, ativamente, crescer no meio acadêmico. Outro ponto que, com certeza, impacta positivamente nessas produções é a equipe de preceptores e residentes, que sempre estão ao nosso lado, dando ideias, revisando e aprovando os trabalhos. Sem eles, isso não seria possível”, lembra Silvio.
 
Chefe do serviço e da residência de neurocirurgia do HGRS, o médico neurocirurgião Leonardo Avellar acredita que o alto volume de publicações é resultado do empenho do grupo de estágio do HGRS e, também, da quantidade e complexidade dos casos atendidos na unidade. “O Hospital Geral Roberto Santos é o maior hospital público da Bahia, referência em neurocirurgia. Com esse cenário, é muito importante que a pesquisa científica seja uma extensão da assistência ao paciente. O campo é rico para a pesquisa, mas, com toda certeza, o esforço individual e do grupo fazem toda a diferença para que sejamos referência, ainda, na produção de trabalhos científicos reconhecidos mundialmente”, avalia o coordenador, que é um dos orientadores dos internos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *