DestaquesPolítica

“Irmã Dulce foi um dos mais nobres seres humanos nascidos no Brasil”, disse Adolfo Menezes

Presidente da ALBA dirige sessão da Casa no 13 de agosto, agora, na Bahia, “Dia de Santa Dulce dos Pobres

A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA , aprovou, na tarde desta terça-feira (13.08.24), projeto de lei que fortalece a religiosidade dos baianos a partir da crença na primeira santa nascida no Brasil.

Por unanimidade, os parlamentares deram o sinal verde, em dois turnos, em proposição que institui o dia 13 de agosto como Dia da Santa Dulce dos Pobres no Estado da Bahia.

O PL nº 25.330/2024, de autoria do Governo da Bahia, foi relatado pelo deputado Alex da Piatã (PSD). O presidente da Alba, deputado Adolfo Menezes (PSD), que presidiu a sessão, destacou a importância do projeto.

“Irmã Dulce foi um dos mais nobres seres humanos nascidos no Brasil. Dedicou toda a sua vida no acolhimento dos pobres e desvalidos. Embora a fragilidade na saúde, envidou todos os esforços na construção de uma obra social invejável e de inestimável valor para a saúde pública na Bahia, a OSID. Sem dúvida, uma santa. Um patrimônio da religiosidade dos baianos”, comentou Adolfo Menezes.

Nascida Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, em Salvador, Irmã Dulce (1914 – 1992) faleceu em 13 de agosto, em seu quarto, cercada de amigos e religiosos. Chamada de ‘Anjo bom da Bahia’, foi beatificada pela Igreja Católica em 2011.

Em outubro de 2019, em cerimônia pública dirigida pelo Papa Francisco, a primeira santa nascida no Brasil foi canonizada pelo Vaticano. Devota de Santo Antônio, nome dado ao hospital por ela criado, Irmã Dulce abraçou a vida religiosa logo aos 18 anos e chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

MPE

Os deputados aprovaram ainda o Projeto de Lei nº 25.452/2024, de autoria do Ministério Público do Estado. A referida proposição reestrutura os quadros de pessoal, cargos em comissão e funções de confiança do órgão.

Na mesma sessão, os parlamentares elegeram o deputado Robinson Almeida (PT) como novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, com a vacância do cargo, face o afastamento da deputada Maria del Carmen (PT) para tratamento de saúde.

Na esteira dos debates, o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), anunciou a escolha do deputado Fabrício Falcão (PCdoB) para a presidência da ‘Federação Brasil da Esperança’, formada por PT – PCdoB – PV, em substituição a Robinson Almeida.

Fotos: Sandra Travassos — João Valadares/AL BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *