IVI Salvador traz moderna técnica da medicina regenerativa para a capital baiana
O Plasma Rico em Fatores de Crescimento (PRGF), material utilizado em tratamentos da medicina regenerativa, tornou-se um dos maiores avanços atuais para a medicina. É uma tecnologia versátil, que pode ser aplicada em diferentes áreas, como a traumatologia, oftalmologia e até mesmo a medicina estética. Agora, graças ao IVI Regenera, esse plasma também pode viabilizar avanços para a medicina reprodutiva e ajudar muitas mulheres em casos críticos, a realizarem o sonho da maternidade.
“O plasma rico em fatores de crescimento (PRGF), tem um efeito positivo a curto prazo. Em termos de eficácia, segurança e invasividade, traz riscos minímos para a paciente. Com base nos estudos que realizamos, acreditamos que resultados muito promissores podem ser alcançados com o uso de PRGF nos órgãos reprodutivos. Isso representa um grande avanço no aumento de casos de sucesso na reprodução assistida, principalmente, no caso de pacientes com prognóstico difícil”, explica o Dr. Antonio Requena, diretor médico do grupo IVI.
A técnica, estudada pelo grupo IVI na Espanha, também está disponível em Salvador neste primeiro semestre de 2022, como antecipa a Diretora Médica do IVI Salvador, Dra. Genevieve Coelho. “Estamos muito animados com essa nova técnica que a Espanha testou e estudou. Já estamos preparados para realizar a tecnologia no IVI Salvador, única unidade do Grupo IVI no Brasil. Assim, vamos poder ajudar muito mais mulheres a realizar o sonho de ser mãe”;
IVI Regenera
Após muitos estudos e experimentos, nasceu o IVI Regenera, uma aposta do IVI em incorporar a utilização do PRGF. Além de ser uma alternativa viável para mulheres com prognóstico reprodutivo difícil, é uma tecnologia pioneira no campo da reprodução assistida, e que oferece resultados animadores. Principalmente no tratamento de casos de endométrio refratário. “Esta tecnologia é baseada nos princípios da medicina regenerativa. Ela visa restaurar ‘o ambiente biológico’, assim, os processos de regeneração do próprio organismo são imitados e, consequentemente, acelerados. Por meio desse tratamento, os fatores de crescimento são obtidos a partir do plasma sanguíneo da própria paciente. Posteriormente, são aplicados no endométrio da mesma ou, numa fase posterior, nos seus ovários, para assim, regenerá-los”, explica o Dr. Requena.
É um processo autólogo (quando se utiliza tecido ou órgão do próprio indivíduo), que utiliza o material biológico da paciente e evita possíveis problemas de compatibilidade. Por conta disso, o IVI Regenera se trata de uma técnica indolor, rápida, segura e com grandes garantias de sucesso.
IVI Regenera para o Endométrio
O plasma (PRGF) pode ser aplicado no endométrio nos casos em que o órgão não atinge a espessura necessária para hospedar uma gravidez. Este fenômeno é conhecido na medicina reprodutiva como endométrio refratário. “Sabemos que as condições endometriais ideais são necessárias para que o embrião seja implantado. Portanto, o estado do endométrio pode afetar o resultado de um ciclo de fertilização in vitro (FIV)”, acrescenta o médico.
Através do IVI Regenera Endo é possível regenerar o endométrio da mulher. O desenvolvimento desse processo permite que o endométrio alcance a espessura necessária para favorecer a implantação do embrião.
Medicina Regenerativa
A medicina regenerativa, surgida em 1997, é uma área emergente da medicina. Ela visa substituir tecidos ou órgãos que foram danificados por alguma doença, trauma ou problemas congênitos. É diferente da estratégia clínica atual, que se concentra, principalmente, no tratamento dos sintomas. As ferramentas usadas para obter resultados fazem parte da engenharia de tecidos, terapias celulares e dispositivos médicos e órgãos artificiais. As técnicas implantadas pela medicina regenerativa propõem o estímulo de fatores de crescimento do próprio indivíduo. Assim, com o uso de células tronco embrionárias e outras tecnologias, como a de biomateriais projetados e edição de genes, é possível reparar ou substituir: células, tecidos ou órgãos danificados.
Sobre o IVI – RMANJ
IVI nasceu em 1990 como a primeira instituição médica em Espanha especializada inteiramente em reprodução humana. Desde então, ajudou a criar mais de 200.000 crianças, graças à aplicação das mais recentes tecnologias em Reprodução Assistida. No início de 2017, a IVI fundiu-se com a RMANJ, tornando-se o maior grupo de Reprodução Assistida do mundo. Atualmente são em torno de 80 clínicas em 9 países e 3 centros de pesquisa em todo o mundo, sendo líder em Medicina Reprodutiva. Em 2021, a unidade IVI Salvador completou 11 anos. https://ivi.es/ – http://www.rmanj.com/