Jornada Pedagógica aborda desafios e avanços para a educação em Lauro de Freitas
Com o tema ‘Educação Pública, Democracia e Diversidade’, a Jornada Pedagógica 2022 em Lauro de Freitas foi aberta na tarde desta segunda-feira (21), reunindo educadores das unidades escolares da rede municipal, a prefeita Moema Gramacho e representantes de entidades governamentais e civis da educação para dialogar de forma virtual, através da página oficial da Prefeitura no You Tube, sobre os desafios e avanços na educação durante a pandemia do coronavírus.
Moema lembrou os esforços realizados desde os primeiros momentos da pandemia para que os estudantes continuassem com as rotinas pedagógicas direcionadas pelos professores de forma remota e constante. A prefeita pontuou as estratégias implementadas pela gestão para mitigar os impactos do período no processo de aprendizagem dos alunos da educação básica, fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Lauro de Freitas desenvolveu recursos como a distribuição dos cadernos de atividades, implantou uma plataforma educacional digital com entrega de mais de 21 mil tablets para professores e alunos que possibilitaram o andamento das aulas remotas, além de aulas através da TV Kirimurê.
“No município, os esforços foram coletivos para reduzir as perdas diante de todo o processo, com ausência da sala de aula física e adaptação ao novo contexto. A comunidade educacional se imbuiu para dar continuidade ao desenvolvimento escolar dos alunos. Agora estamos entrando em uma nova fase e retomando as aulas presenciais com segurança”, falou a prefeita.
Para a secretária da Semed, Vânia Galvão, a Jornada é o momento de pensar a educação como elemento de transformação. “A Jornada nos leva à reflexão dos desafios e das questões que se mantém como problemática contemporânea na perspectiva de gênero e raça. Este tema é mais que pertinente pois estamos refletindo sobre a nossa prática cotidiana e responsabilidade social. Todo educador é um agente de transformação”, frisou Vânia Galvão.