NoticiandoVariedades

Jornalista Artur Carmel falece aos 66 anos: Uma perda irreparável para o jornalismo baiano

É com profundo pesar que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) lamenta o falecimento do renomado jornalista, músico, compositor e poeta, Artur Carmel Adami Amorim. Aos 66 anos, Carmel nos deixou no início desta terça-feira (6), no Hospital Cardiopulmonar, onde lutava contra o câncer de pulmão.

Um verdadeiro lutador, Carmel, que também era transplantado renal, enfrentou bravamente o tratamento quimioterápico. No entanto, uma contaminação por fungo acabou por interromper sua batalha, levando-o a um desfecho prematuro.

Nascido de Sara Carmel Adami Amorim e Arturildo Adami Amorim, ambos já falecidos, Carmel deixa um legado eterno, além da irmã Angela Carmel Amorim Chezzi e os sobrinhos Bernardo Amorim Chezzi e Pedro Amorim Chezzi. Angela relembra com carinho o espírito vibrante e alegre de Carmel, que mesmo diante das adversidades da doença, jamais deixou de irradiar amor pela vida.

Em uma mensagem emocionada, Angela expressou sua gratidão aos colegas jornalistas de Carmel, cujo empenho foi fundamental para viabilizar o transplante renal que permitiu que ele compartilhasse sua vida com familiares e amigos por quase três décadas. Um dos pontos altos dessa jornada foi um memorável show realizado em 1994, com a participação de Ivete Sangalo, na Concha Acústica, em uma iniciativa liderada pelo Sinjorba.

Artur Carmel era conhecido por sua personalidade engraçada, irreverente e inteligente, além de sua generosidade e amorosidade, características que o tornavam querido por todos que o conheceram.

Seus colegas jornalistas recordam com saudade sua participação marcante em eventos históricos, como a intervenção na estrutura da UFBA, na década de 1980, quando o grupo que ele integrava ocupou a antiga Biblioteca da Universidade no Vale do Canela, contribuindo para a criação da Faculdade de Comunicação.

Ao longo de sua carreira, Carmel deixou sua marca em diversas áreas, incluindo agências de publicidade, assessorias de imprensa e jornais de renome como A Tarde, Tribuna da Bahia e o saudoso Jornal da Bahia.

O sepultamento de Artur Carmel está agendado para esta quarta-feira (7), às 11 horas, no cemitério do Jardim da Saudade, em Brotas. Sua partida deixa uma lacuna irreparável no jornalismo baiano e um legado de inspiração e saudade para todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com sua presença marcante.

Foto: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *