Jovens relatam importância da vacina contra a Covid-19
Salvador avança ainda mais na vacinação contra a Covid-19 e, nesta segunda-feira (16), já começa a imunizar as pessoas com 21 anos ou mais. E é justamente o público mais jovem que tem preocupado a Prefeitura: de acordo com a estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cerca de 95 mil pessoas entre 22 e 39 anos, já habilitadas para a primeira dose, ainda não compareceram aos pontos de vacinação da capital baiana.
Quem tem ido aos postos ressalta a importância da imunização para que a população consiga afastar de vez o cenário provocado pelo coronavírus. “Foi algo que durou muito tempo e essa primeira dose é aquele suspiro final para vencer a pandemia”, declarou Emily Oliveira, de 24 anos, que foi ao drive-thru situado na Arena Fonte Nova. A estudante de Psicologia conta que vem seguindo todos os protocolos desde o início da pandemia, e que só saía de casa para ir ao mercado, o que considerava o melhor passeio durante o isolamento.
Aproveitando a carona amiga de Emily, o técnico de refrigeração Rodrigo Batista, também de 24 anos, contou que, em um ano e cinco meses de convivência com a Covid-19, perdeu amigos da mesma faixa etária e familiares que não seguiram os protocolos adequados. “Eu quis logo me vacinar para não passar de novo por tudo isso que passei e vi muitos passando. A conscientização é importante, todos devem buscar a vacina”.
Aos 23 anos, a cabeleireira Renata Conceição foi acompanhada dos pais ao posto de vacinação. “A vacina não previne só a mim, mas também ao próximo, minha família principalmente. Eu estava ansiosa para chegar meu dia e desejo que todos venham se vacinar para que tudo volte ao normal. Sinto muita falta da vida antes da pandemia”, relatou.
A técnica de enfermagem Andrea Santos, que atua no drive-thru da Arena Fonte Nova, fez questão de convocar os jovens a irem se vacinar, pois isso garante uma estabilidade à situação da Covid-19. “Temos que conseguir atingir uma maior porcentagem de pessoas vacinadas para diminuir os contaminados e a vida normalizar. Peço isso todo dia”, disse.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom