Salvador

Largo da Mariquita recebe Feira de Economia Solidária nos dias 25 a 27 de março

Propagar a pujante produção da economia solidária da Bahia, escoar os produtos beneficiados pelos grupos socioprodutivos e ampliar o faturamento de empreendimentos econômicos solidários assistidos pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) ligados à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre). Estes são os objetivos da próxima Feira de Economia Solidária que, em sua edição “Especial Mulher”, será promovida pelo Cesol Salvador e Instituto Casa da Cidadania em parceria com a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) nos dias 25 a 27 de março, no Largo da Mariquita, localizado no Rio Vermelho, bairro boêmio da capital baiana. 

Um dos grandes diferenciais da Feira em relação a outras exposições realizadas em Salvador é que apenas produtos produzidos pelos(as) próprios(as) empreendedores(as) podem ser comercializados. Isso significa que as delícias gastronômicas, peças de artesanato, moda e acessórios disponíveis para compra no local não podem ser industrializados. Além disso, toda a produção é baseada na ideia de colaboração, solidariedade e coletividade, de forma que as relações estabelecidas entre produtores e consumidores sejam mais justas do ponto de vista social e sustentáveis pelo lado econômico e ambiental, quando comparadas com a economia tradicional e competitiva que domina o mercado. 

Segundo a coordenadora de empreendedorismo e ação social da ACEB, Anne Cristina Nogueira, participar desta edição da Feira de Economia Solidária do Cesol é um grande presente porque a entidade que sempre incentivou o empreendedorismo também abraça a economia solidária. “As Feiras de Variedades realizadas pela ACEB se destacam por seu caráter inclusivo, já que entre as expositoras há mulheres que sofreram violência doméstica, mães de autistas e de crianças com Síndrome de Down, desempregadas e aposentadas que precisam complementar a sua renda, entre outras. Contribuir para que empreendimentos da economia solidária possam gerar renda é algo que também nos traz muita satisfação”, declarou. 

De acordo com a coordenadora de inovação e fomento à economia solidária da Setre, Mércia Porto Barata, cerca de 40 empreendimentos da economia solidária terão a oportunidade de escoamento de sua produção durante o evento. “As Feiras de Economia Solidária promovidas pela Cesol constituem-se em processos organizativos do movimento de economia solidária. Elas são realizadas de forma participativa, coletiva e autogestionária, com a finalidade de apoiar empreendimentos e organizações capazes de operar a partir de uma perspectiva emancipatória. A Feira deste final de semana é uma das 100 que integram o projeto de um edital”, explicou.

O Cesol é um espaço multifuncional onde acontecem ações de intercâmbio cultural, formação e articulação de ideias para a busca de alternativas de comercialização de produtos. Já a ACEB é uma entidade sem fins lucrativos que, além de incentivar o empreendedorismo, promove iniciativas voltadas ao desenvolvimento da educação, do esporte, da cultura, do lazer e do meio ambiente; apoia ações de valorização profissional e de responsabilidade social. Informações sobre as Feiras de Variedades da ACEB estão disponíveis pelo telefone (71) 99129-8237.

Foto: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *