DestaquesPolítica

Luciano Araújo e Otto Alencar buscam alternativas para garantir o preço mínimo do sisal na Bahia

Nesta terça-feira (10/10), o deputado estadual Luciano Araújo (Solidariedade), e o Senador Otto Alencar, do PSD, se reuniram em um encontro fundamental para discutir o futuro da cultura do sisal na Bahia. A reunião, que contou também com a presença do deputado estadual Ricardo Rodrigues (PSD), ocorreu em um momento crítico para os produtores de sisal na região, que enfrentam desafios decorrentes da longa estiagem no semiárido baiano e da queda nos preços dessa fibra valiosa.

Um dos principais pontos de discussão durante o encontro foi a necessidade de a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) voltar a comprar sisal da região, garantindo o preço mínimo. Essa medida se torna essencial para minimizar os impactos econômicos que têm afetado negativamente os produtores de sisal no estado.

De acordo com o deputado Luciano Araújo, “Hoje o que está mais nos preocupando é o baixo preço do sisal. E sempre que isso acontece, o Governo Federal faz sua intervenção junto à CONAB, para que o preço volte a equilibrar. E aqui na Assembleia Legislativa, junto à Comissão de Agricultura, estamos mobilizados para a CONAB voltar a comprar o sisal na nossa região.”

Além disso, o Senador Otto Alencar tomou a iniciativa de ligar para o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em Brasília, com o objetivo de assegurar a possibilidade de a CONAB retomar a compra de sisal. No entanto, ele também apontou uma dificuldade importante a ser superada: a falta de locais de armazenamento adequados para grandes quantidades de fibra de sisal na região.

Atualmente, a CONAB possui apenas instalações de armazenamento nas cidades de Irecê e Ribeiro do Pombal, o que encarece o frete e torna a operação inviável para muitos produtores. No entanto, foram discutidas alternativas viáveis para garantir a compra do sisal e a segurança do preço mínimo, visando fortalecer a produção e a economia local.

O deputado Luciano Araújo, que possui raízes na cultura do sisal, afirmou: “Como sisaleiro, e filho de sisaleiro que sou, podem contar comigo sempre, que estarei lutando pelos trabalhadores do sisal da nossa região.”

No encontro de hoje, ficou agendada uma reunião em Brasília, para a próxima quarta-feira, 18 de outubro, na qual os membros da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, incluindo o deputado Luciano Araújo, se encontrarão com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o Senador Otto Alencar. O objetivo é buscar soluções que garantam a compra do sisal e o pagamento do preço mínimo pelo quilo da fibra na Bahia, assegurando assim o futuro da cultura do sisal no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *