NoticiandoVariedades

Mais de 2,3 mil estudantes participam de Visitas Guiadas no MAM-Bahia até dezembro

Começa nesta quarta-feira (14) e se prolonga até dezembro o Projeto ‘Estudantes nos Museus’ que mobilizará mais de 2,3 mil estudantes da rede estadual de ensino para visitar os museus estaduais. O Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) foi escolhido para que os estudantes usufruam do equipamento durante todo o dia. Esta é a mais ampla iniciativa e parceria já promovida entre as áreas da Educação e dos Museus públicos baianos em benefício de alunos da rede estadual que estimula a visita guiada nos principais equipamentos museais de Salvador.

“O projeto é inédito e articula museus estaduais com as escolas com foco em ações socioculturais e educativas, contemplando a transversalidade da cultura e a realização de atividades multidisciplinares, a partir dos acervos museológicos”, explica Maria Almeida, coordenadora no Gabinete do Ipac. Dentre os objetivos do projeto estão: possibilitar que estudantes tenham educação museal por meio de aulas de campo de forma articulada com o currículo escolar; integrar arte, cultura e currículo; aproximar museu e escola; e, debater temáticas abordadas de forma interdisciplinar e transversal.

70 MIL PESSOAS, UTOPIAS e DISTOPIAS – Os estudantes permanecem quase todo o dia no MAM e a programação inclui visita ao Pátio da Mangueira, onde é apresentada a equipe, seguindo depois para o Cine MAM onde assistirão ao documentário ‘O Museu de Dona Lina’, exposição do MAM que foi visitada por cerca de 70 mil pessoas entre agosto/2021 e fevereiro/2022. Essa mostra foi inspirada na arquiteta e primeira diretora do MAM (1959-1963), Lina Bo Bardi (1914-1992), que também coordenou o restauro do Solar do Unhão – edificação Patrimônio do Brasil desde 1943 –, onde está sediado o museu.

Depois os alunos seguem para os espaços expositivos onde está a exposição ‘UTOPIAS e DISTOPIAS’ que trata do período dos movimentos construtivistas e da contracultura no Brasil, promovendo diálogo entre o Acervo do MAM e obras contemporâneas brasileiras. Visitam ainda o ‘Espaço Solar’ que conta a história do museu, Livraria do MAM, Oficinas, Galeria 3 onde acontece o Programa de Residência Artística do MAM com o Instituto Oyá e as áreas externas repletas de plantas, árvores e pássaros. Esse roteiro vai se repetir todos os dias para turmas de alunos diferentes, sempre das terças às sextas-feiras.

ARTE-EDUCAÇÃO e RESULTADOS – No final, os estudantes visitam o Pátio Pôr do Sol, com vista para a Baía de Todos os Santos, onde acontecem atividades de arte-educação. Nessa programação estão dois kits de merenda (manhã e tarde) e um buffet para o almoço. Tudo que foi ensinado no museu deve ser trabalhado em sala de aula, com temas como ‘Arte e Museu’, ‘Arte Moderna’, ‘História de Salvador’ e outros. Antes dos alunos, dezenas de professores, diretores e coordenadores da rede estadual já participaram da Visita Guiada/MAM nas últimas semanas de agosto para estarem preparados com os estudantes.

“Como resultado pretendemos a promoção do acesso democrático aos bens e serviços artístico-culturais aos alunos e professores, bem como fazer com que os estudantes levem essas experiências para suas casas e bairros, possibilitando aumento da visibilidade dos equipamentos museais, que são gratuitos e disponíveis para toda população”, finaliza a coordenadora Maria Almeida. O MAM faz Visitas Guiadas para grupos, desde que solicitado com antecedência via e-mail educativo@ipac.ba.gov.br. Informações: www.mam.ba.gov.br, instagram @bahiamam, telefones (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h).

Fotos: Divulgação MAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *