Marcelinho quer rede gratuita de internet em Canavieiras, Ubatã, Quijingue e Catolândia
Os municípios baianos de Canavieiras, Ubatã, Quijingue e Catolândia devem ganhar rede gratuita de internet nas praças públicas para aumentar o acesso à tecnologia, serviços e segurança das populações dessas localidades. A medida é uma indicação do deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB) ao governador Rui Costa (PT), via Secretaria de Cultura, Tecnologia e Inovação (Secti). Em sua justificativa, o parlamentar aponta para o aumento do uso da internet no período da pandemia para acesso a aulas, alimentos, água e até mesmo remédios.
“As famílias aumentaram o acesso a esses serviços nos últimos anos via internet, além de ter crescido também a utilização de celulares e tablets, e com a pandemia tudo isso teve outro crescimento. A intenção é justamente proporcionar aos que se utilizam desta tecnologia a rapidez na comunicação e na interatividade entre todos, e de maneira segura, fazer suas compras, marcar exames e resolver questões institucionais e documentais”, explica Marcelinho. O parlamentar ainda acredita que a implantação da rede gratuita vai ajudar na segurança.
“Todos os usuários poderão relatar ocorrências ilícitas nestes locais em tempo real, diminuindo a violência e a prática de atividades contrárias à lei”, completa Veiga. A indicação é para a instalação de kits wi-fi na Praça Jardim Burundanga, no município de Canavieiras, na Praça Tiradentes, em Quijingue, na Praça Ruy Barbosa, em Ubatã, e na Praça do Mercado, em Catolândia. “A Secti já detém a tecnologia necessária para execução dessa indicação, não precisando de maiores investimentos do Poder Executivo estadual para a sua implementação”, finaliza.
Foto: Divulgação