Mata de São João registra aumento de 46,6% nos empregos formais neste ano
Na comparação entre os cinco primeiros meses de 2021 e o mesmo período de 2020, dados do Ministério do Trabalho mostram desempenho animador
Mesmo com toda crise econômica e com o desemprego que o país atravessa, Mata de São João teve um crescimento significativo no número de pessoas empregadas com carteira assinada. Nos cinco primeiros meses de 2021 houve um aumento de 46,6%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cagede), do Ministério do Trabalho, mostram que de 1 de janeiro a 31 de maio 1.449 pessoas foram contratadas, superando a marca de 1.032 do ano passado.
O município também conseguiu diminuir o saldo negativo (admitidos x demitidos) em 75%. No mesmo período de 2020, o saldo era de – 2244, enquanto neste ano o número caiu para – 554.
O prefeito João Gualberto comemora os números e afirma que a geração de emprego e renda é um dos maiores desafios da sua gestão. “Temos criado uma série de ações, a exemplo do reforço da parceria com o Sinebahia, além de políticas públicas e infraestrutura, que estimulam a geração de emprego e renda nos diversos setores da economia”, explica o gestor.
Turismo – A gradativa melhora no turismo, no Litoral, é fruto da aplicação de políticas seguras, preventivas e responsáveis, para o desenvolvimento da atividade, mesmo em tempos de pandemia. Esse fator é um dos responsáveis pela retomada do crescimento econômico, por tornar o destino seguro e por melhorar a oferta de emprego em Mata de São João.
Indústria – Houve aumento de oferta também na Zona Rural, sobretudo no setor de gás natural e petroquímico. Na sede, a Prefeitura está finalizando a construção de um galpão industrial para uma empresa de plástico ampliar suas operações. A ação é uma contrapartida do Município, para criação de mais 500 postos de trabalho, para absorver mãos-de-obra matense.
Empreendedorismo – O Município desenvolve ainda ações como capacitação, regulamentação e fomento a setores específicos da economia. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEDEER) tem realizado diagnósticos dos segmentos de empreendedores e já elaborou políticas públicas para melhor prepará-los para o mercado.
Administração pública – Principal instituição empregadora do Município, sobretudo na Sede, a Prefeitura de Mata de São João também teve dados superiores nos seis primeiros meses deste ano, em relação a 2020.
De 1 janeiro a 30 de junho deste ano, houve um aumento de 22,47% nas contratações na administração pública municipal, em relação ao mesmo período em 2020. Considerando os processos seletivos e as contratações diretas, de janeiro a junho de 2021 foram 445 admissões. No mesmo período houve uma queda de 31 % de desligamentos, face a 2020.
Com o crescimento da economia houve necessidade de mais contratações na gestão pública. A gestão municipal de Mata de São João trabalha com toda responsabilidade administrativa e fiscal, para otimizar os serviços e manter o equilíbrio financeiro.
Sinebahia – Através de uma parceria entre a Prefeitura e o Sinebahia, o município já captou, nos seis primeiros meses deste ano, 286 oportunidades de emprego, junto à empresas privadas. O número representa um aumento de 75% em relação a 1 de janeiro e 30 de junho de 2020.
Foto: Divulgação