Municípios

Mata de São João sedia abertura do 3º Fórum de Jovens IberoMaB e recebe delegações de 25 países

Evento reúne mais de 80 jovens da Rede de Reservas da Biosfera e reforça protagonismo do município baiano na preservação ambiental e turismo sustentável

A cidade de Mata de São João, na Bahia, foi o local escolhido para a abertura oficial do 3º Fórum de Jovens IberoMaB, realizado ontem (03/11) no Resort Costa do Sauípe. O evento, que teve início no dia 02 de novembro e vai até o dia 07, reúne mais de 80 jovens de 25 países, incluindo representantes de toda a Ibero-América, Caribe, Espanha e Portugal, com o objetivo de fortalecer a participação da juventude nas Reservas da Biosfera.

Promovido pela UNESCO em parceria com a Rede IberoMaB e outras importantes entidades de conservação, e com o apoio do Governo Federal e do Governo da Bahia, o fórum acontece no território da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no trecho conhecido como Roteiro da Biosfera Costa dos Coqueiros. A programação inclui uma série de debates, oficinas e visitas aos postos avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), promovendo o intercâmbio de experiências entre os jovens.

“A juventude não é só o futuro, mas o presente. É essencial que estejamos envolvidos nas ações de preservação e no cuidado com o meio ambiente”, ressaltou Ana Caroline Alves, Assessora Técnica da Secretaria de Turismo de Mata de São João (Setur), que esteve presente no evento representando o Município.

O fórum busca promover o trabalho colaborativo entre as nações, capacitando os jovens para se tornarem protagonistas na governança e na gestão das reservas.

A realização do fórum em Mata de São João reforça o papel do município como referência em políticas ambientais e turismo sustentável, além de valorizar a Mata Atlântica na Costa dos Coqueiros.

Segundo Jessica Carvalho, gestora das Unidades de Conservação de Mata de São João, que também estava presente como uma das representantes “O município abriga o maior número de postos avançados da RBMA da Bahia, com sete importantes instituições: a Revis Sapiranga, o Parque Klaus Peters, o Projeto Baleia Jubarte, o Projeto Tamar, o Meliponário Pólen Dourado, a Aruá Observação de Aves e a Fazenda Bicho Preguiça”.

Também participaram da cerimônia Anderson Sá, diretor das Unidades de Conservação do município, e representantes dos postos avançados do município.

No dia 05/11 os 80 jovens de 25 países, estarão visitando os postos avançados do Município de Mata, finalizando com show no Tamar. E no dia 06/11 acontecerá o encerramento no Projeto Baleia Jubarte em Praia do Forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *