Médicos do Sírio Libanês passam a atender pacientes matenses através de Telemedicina
Ontem (20) foi implementado em Mata de São João o programa TeleNordeste, uma parceria da Gestão Municipal com o renomado Hospital paulista Sírio Libanês. A iniciativa objetiva fornecer consultas com médicos especializados em diversas áreas, como: neurologista, pneumologista, reumatologista, dermatologista, pediatra, ginecologista, endocrinologista, cardiologista, urologista, entre outras.
As vagas serão disponibilizadas semanalmente e as marcações serão feitas pela Unidade de Saúde mediante disponibilidade da agenda do médico especialista. As consultas acontecerão na unidade de referência do paciente junto com um profissional de saúde da unidade.
O Telesaúde vai proporcionar para o serviço de Atenção Básica um atendimento especializado diretamente na unidade. Todas as unidades de saúde já possuem uma sala de teleconsulta equipada com computador, webcam, caixas de som, onde os pacientes poderão ser atendidos.
Para a Secretária de Saúde Tatiane Rebouças, “além da qualificação do serviço, essa ação viabiliza a possibilidade de o paciente ter um acompanhamento especializado integrado junto com a atenção básica. Além disso, ele terá a comodidade de ser atendido por um médico especialista em sua comunidade, sem precisar se deslocar para a Sede”, explica Rebouças.
O prefeito João Gualberto ressalta a importância dessa tecnologia e afirma que o TeleNordeste chega para ampliar o acesso do cidadão à saude. “A cada dia que passa se torna mais indispensável a presença da telemedicina em nosso sistema, além de democratizar o acesso, beneficia as pessoas que moram em áreas remotas”, pontua.
TeleNordeste – O TeleNordeste é um projeto que o Hospital Sírio-Libanês traz através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e que tem por objetivo fornecer apoio às equipes de estratégia de Saúde da Família dos municípios, aproximando-as dos médicos especialistas do Hospital Sírio-Libanês, fazendo com que as distâncias sejam encurtadas, a resolutividade da atenção primária seja ainda maior, promovendo assim, o melhor cuidado para as pessoas de modo conectado, através da telemedicina.