Medidas simples previnem desabastecimento de água durante veraneio
Termômetro em alta é um convite para aproveitar o privilegiado litoral baiano e, com a proximidade do verão, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) reforça a necessidade de evitar o desperdício durante a estação quente, garantindo um consumo sustentável da água. “Neste período, o consumo de água aumenta em cerca de 20% e é primordial reforçar as medidas de como utilizar o recurso de forma sustentável”, destaca Thaís Vieira, gerente regional da Embasa responsável pelo litoral de Camaçari, Mata de São João e Entre Rios. A orla abrange destinos conhecidos como Praia do Forte, Guarajuba, Itacimirim e Imbassaí que costumam receber um incremento populacional considerável nesta época, um desafio a mais para garantir o abastecimento regular de água.
“O verão é um período crítico do ponto de vista do abastecimento, especialmente em localidades badaladas de veraneio, onde a população flutuante pode ser até cinco vezes maior se comparada a outras épocas do ano”, afirma a gerente. Para garantir uma estadia tranquila, é fundamental estar atento a questões simples ao, por exemplo, alugar um imóvel por temporada em locais disputados como esses.
Uma das principais recomendações é verificar se a ligação de água do imóvel alugado está ativa e se há eventuais débitos em aberto. “Ao fechar o contrato de locação, uma dica é solicitar que o proprietário informe o número de matrícula do imóvel na Embasa, o que facilita este tipo de consulta e, também, é útil caso seja necessário registrar alguma reclamação nos canais de atendimento da empresa”, indica Thaís. Esse contato pode ser realizado na Agência Virtual, pelo teleatendimento 0800 0555 195, App Embasa ou WhatsApp 71 99717-0999.