Menos de 10% dos testes para Covid-19 são positivos na Upinha Barris
Estratégia reforça a rede de atenção à saúde para casos de síndromes respiratórias gripais na capital baiana
Com pouco mais de duas semanas de funcionamento, a Upinha Barris, administrada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou 693 testes para detecção da Covid-19, no entanto, apenas 61 exames apresentaram resultados positivos, ou seja, menos de 10% dos procedimentos feitos.
Ao todo, 1,2 mil pacientes foram acolhidos no período. A estratégia reforça a rede de atenção à saúde para casos de síndromes respiratórias gripais na capital baiana.
Quando se fala em Influenza, mais de 370 exames foram executados, desse total, 19% (71) tinham reagente positivo para o vírus A e B.
A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca o papel do equipamento voltado para pacientes com sintomas respiratórios. “A Upinha Barris reforça essa cultura do cuidado e prevenção que estamos fortalecendo na saúde. Estamos no outono, com chuvas mais frequentes, o que favorece o surgimento de problemas respiratórios pela oscilação de temperatura e pelo fato de as pessoas ficarem mais tempo confinadas em ambientes fechados. Estamos nos antecipando ao inverno, entregando este importante equipamento de acolhimento exclusivo desses pacientes”, destaca Ana Paula.
A gestora reitera a importância dos soteropolitanos continuarem se vacinando contra a Covid-19 e, agora também contra a gripe que já está disponível nos postos de saúde. “A vacinação se mostrou como ferramenta eficaz contra a doença, reduzindo o número de casos, principalmente, os graves e óbitos relacionados ao vírus. Do ponto de vista assistencial já nos antecipamos estrategicamente, tivermos a sensibilidade de garantir essa Upinha antevendo o inverno. Mas para evitarmos cenários de maior gravidade, complicações e sobrecarga da rede é fundamental que cada um faça a sua parte e se imunize por completo”, destacou.
Com atendimento 24 horas, durante todos os dias da semana, o equipamento de saúde acolhe pacientes adultos com sintomas respiratórios e conta com consultórios médicos, consultórios de acolhimento e classificação de riscos, sala de coleta de exames e de testagem para a covid-19. Serão 10 leitos de observação, 01 leito de sala vermelha e 10 leitos de acomodação.
Foto: Divulgação