Municípios

Missa marca as comemorações dos 70 anos do HAM

Uma missa na manhã desta quarta-feira foi o ponto alto das comemorações dos 70 anos de fundação Hospital Aristides Maltez (HAM) . Por causa da pandemia  um número de restrito de funcionário assistiu a celebração do padre Jorge Brito,  mas a emoção tomou conta de todos, principalmente do médico Aristides Maltez Filho, que hoje preside a Liga Bahiana Contra o Câncer mantendo acesa “a lâmpada da caridade” como idealizou seu pai, o professor Aristides Maltez.
 Médico ginecologista do Hospital Santa Izabel, o  professor Aristides tinha o sonho de construir o Instituto de Câncer da Bahia para atender as mulheres pobres que padeciam em toda cidade sofrendo com a doença. Por isso, junto com outros médicos amigos iniciou uma campanha  na sociedade para arrecadar recursos para a construção do hospital.  O terreno foi comprado em 1939 e no dia 25 de outubro de 1940 quando foi colocada a pedra fundamental ele afirmou:
“A semente do carvalho está lançada. A sua sombra não será, porém, mais para mim; servirá, sim, para dar abrigo aos cancerosos pobres da Bahia”. O professor Aristides Maltez, acabou falecendo em 5 de janeiro de 1943 por isso, em no dia 31 do mesmo mês, durante assembléia geral da Liga Bahiana Contra o Câncer, o  Instituto de Câncer da Bahia que já estava em Construção foi denominado Hospital Aristides Maltez.
Primeiro hospital especializado no tratamento de câncer do Brasil, foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1952 e hoje é a principal unidade de atendimento oncológico da população carente de toda Bahia, atendendo 100% SUS. O HAM conta atualmente com 255 leitos e 180 profissionais médicos especializados e recebe em média, por dia, mais de 3.500 pessoas de todas as idades, de 417 municípios baianos  além de outros estados vizinhos. Existe ainda um prédio onde funciona unidade de Oncopediatria, inaugurada há pouco mais de 10 anos,  ocupando um prédio de cinco andares.

Durante toda sua história o Hospital Aristides Maltez, contabiliza quase 7 milhões de consultas e 280 mil cirurgias e o mais importante: tudo de graça com remuneração exclusiva do SUS e por isso tem um déficit mensal superior a R$ 1, 3 milhão. Para sobreviver conta com  ajuda do trabalho de um grupo de voluntárias e de grandes beneméritos que ajudam a equilibrar as despesas.
O médico Aristides Maltez Filho explica que a receita do HAM é composta 88% por repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) e 12% de doações, mas se orgulha do nunca ter fechado um dia e todo paciente que bate a sua por não sai sem atendimento.

  • COMO AJUDAR O HAM
  •  

Pix
CNPJ: 15180961000100
Razão Social: Liga Bahiana Contra o Câncer

  • Cartão
    É possível também fazer a doação através dos cartões de crédito e débito, através do endereço www.aristidesmaltez.org.br, no ícone ‘doações’. 
     
  • Depósitos bancários
    Banco do Brasil (AG: 3025-2/Conta Corrente: 9892-2);
    Santander (AG: 3041/Conta Corrente: 13.000.557-9);
    Bradesco (AG: 3679-1/Conta Corrente: 361-1);
    Itaú (AG: 0226/Conta Corrente: 47817-0);
    Caixa (AG: 1236/Operação: 003/Conta Corrente: 1477-0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *