Mostra Artística do CARAVANA FESTAC Ano 7 leva espetáculos gratuitos a Lençóis

Mostra Artística do CARAVANA FESTAC Ano 7 leva espetáculos gratuitos a Lençóis
Como parte da Caravana FESTAC Ano 7, o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, recebe entre os dias 5 e 10 de agosto de 2025 uma programação gratuita de espetáculos, performances e contações de histórias que integram a Mostra Artística do Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia (FESTAC). Nesta sétima edição, o festival desenvolve ações voltadas à fruição e intercâmbio cultural, de modo a incentivar e contribuir com a cena local, ao difundir o trabalho de jovens artistas e produções estudantis da Bahia e de outros estados do país.
A programação tem início no dia 5 de agosto (14h) com o espetáculo A Revolução dos Brinquedos, encenado por estudantes da primeira turma do Curso Livre de Inverno do Teatro Colmeia, de Lençóis. Inspirada no texto de Pernambuco de Oliveira e Pedro Veiga (1947), a montagem convida crianças e adultos a redescobrir o poder transformador do brincar, em uma trama leve e poética que mescla música, imaginação e afeto. A sessão será realizada no Anfiteatro Orlando Senna (EcoViva).

No dia 6 de agosto, a programação se desdobra em diferentes horários e espaços. Pela manhã, às 10h, acontece a apresentação do teatro de bonecos As Aventuras de Epift, da Cia Ânima, no Núcleo de Educação Infantil Ivany Alcântara de Souza. À tarde, às 16h, a atriz e produtora Vanja Freitas conduz a contação de histórias Nenhuma Escolha Precisa Ser Perfeita, na Livraria Okán, espaço dedicado à literatura negra, decolonial e infantil.
Ainda no dia 6, nos horários das 15h e às 18h, o público poderá conferir o espetáculo UAU, da Cia Buffa de Teatro (Salvador), com direção de Joice Aglae. A obra, que participou da mostra oficial do FESTAC ano 6 (2024) e agora é uma obra convidada para a Caravana FESTAC em Lençóis, narra a jornada de Maricota e Pablito, personagens que desafiam convenções sociais e encontram no humor e na palhaçaria uma forma de afirmar sua liberdade e autenticidade. A apresentação ocorre na Casa e Memorial Afrânio Peixoto.

No dia 7 de agosto (18h), o público poderá conferir a Mostra Lab.Ex, composta por micro-performances criadas por jovens artistas da região a partir de investigações sobre memória, corpo e território. A atividade, realizada no prédio do IPHAN (Rua da Baderna), resulta de um processo criativo conduzido pelo COATO Coletivo, que promoveu um laboratório de experimentação cênica durante a Caravana.
A programação segue no dia 8 de agosto (19h) com a performance de dança CÓSMICA, da artista Lari Martins (Barreiras). Inspirada nos estudos da dramaturga Leda Maria Martins sobre o tempo espiralar, a obra propõe uma experiência sensorial que rompe com a linearidade e convida o público a mergulhar num tempo outro – o tempo da gira, da terra, do cosmo. A apresentação ocorre no Teatro de Arena, seguida de um bate-papo com a artista.
Encerrando a etapa de Lençóis, o COATO Coletivo (Salvador) apresenta, nos dias 9 e 10 de agosto (19h), o espetáculo Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura, que celebra dez anos de criação. A obra propõe uma leitura crítica da história política recente do Brasil, articulando passado e presente em uma narrativa construída com base no teatro épico e documentos históricos. As sessões ocorrem no Anfiteatro Orlando Senna (EcoViva), com acessibilidade em libras e audiodescrição, seguidas de roda de conversa com o público.

CARAVANA
Como parte da sétima edição do Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia (FESTAC), em 2025, a Caravana FESTAC chegará ainda as cidades de Jacobina (25 e 26 de agosto), Euclides da Cunha (28 e 29 de agosto) e Feira de Santana (30 e 31 de agosto), com as oficinas de “Mediação Cultural – Acesso, Escuta e Presença”, conduzida por Silara Aguiar, “Produção Cultural | Mão na massa – Como transformar uma ideia num acontecimento artístico?”, realizada por Luiz Antônio Sena Jr, e, “Elementos Técnicos da Cena”, liderada por Allison de Sá.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas por meio de formulário online, disponível no Instagram oficial do festival: @festacbahia. A partir das formações serão selecionados três participantes por cidade, para integrarem, em formato de estágio remunerado (Bolsa Auxílio e Hospedagem), a equipe de realização na Mostra Oficial FESTAC Ano 7, de 08 a 14 de setembro de 2025, em Salvador.
O FESTAC Ano 7 é uma realização dos coletivos COATO e COOXIA e foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) – Lei nº 14.399/2022, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
*SERVIÇO*
Caravana FESTAC Ano 7 – Etapa Lençóis
📍 Lençóis – Chapada Diamantina (BA)
📲 Mais informações: Instagram @festacbahia
