Nacional

MST faz três novas invasões de fazendas na Bahia

Enquanto finalizavam a saída da área da Embrapa Semiárido em Petrolina, Pernambuco, que havia sido invadida no último domingo (16), integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) iniciaram ações em três novas áreas na Bahia. Com isso, o MST descumpriu a promessa de encerrar o “Abril Vermelho” após negociações com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de o governo ter cedido cargos, prometido verbas e a arrecadação de terras para assentar famílias do movimento, as invasões continuam, causando preocupação ao agronegócio e ameaçando a paz no campo.

De acordo com o MST, a primeira ação foi a re-invasão da fazenda Mata Verde em Guaratinga, no extremo sul da Bahia, onde 118 famílias entraram na área no sábado (22). A mesma propriedade havia sido invadida em abril do ano anterior, mas a Justiça determinou a retirada dos invasores. Outras duas áreas foram alvo de invasões na madrugada de domingo (23). Na região do Salitre em Juazeiro, cerca de 200 famílias ocuparam uma fazenda de 4 mil hectares que o MST afirma ser improdutiva. Na região do meio sul baiano, cerca de 200 famílias ocuparam a fazenda Jerusalém em Jaguaquara.

Em nota, o MST na Bahia informou que reivindica essas áreas para reforma agrária e que as ações fazem parte da jornada nacional de lutas pela reforma agrária. Com as ações deste fim de semana, o número de propriedades rurais invadidas chegou a 13, além da ocupação de prédios públicos.

Foto: Ilustração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *