Niltinho e Eduardo Salles defendem criação do “Março Azul” em toda a Bahia
O líder do PP na Assembleia Legislativa, deputado Niltinho, apresentou um Projeto de Lei (Nº 24.757/2023) propondo a criação do “Março Azul” em todo o território baiano como forma de promover campanha de conscientização e prevenção para a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer colorretal. O PL conta com a coautoria do deputado Eduardo Salles (PP).
De acordo com a justificativa da proposição, o câncer de intestino continua ceifando vidas no Brasil. A despeito da prevenção requerer exames simples, esse é um dos três tipos de câncer mais letais em nosso país, impondo sofrimento a milhares de pacientes e suas famílias todo ano.
“Para enfrentar e reverter esse cenário é preciso alertar a população e o poder público: saúde é a prevenção”, justificam os parlamentares na autoria do projeto.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou estudo estimando em 45.630 os novos casos de câncer de intestino ou câncer colorretal no Brasil para o triênio de 2023 a 2025.
“Evitar a doença e, principalmente, aumentar a possibilidade de cura e de sobrevida de seus pacientes exige diagnóstico e tratamento precoces dessa doença. O enfrentamento da realidade brasileira requer iniciativas inadiáveis do cidadão, de médicos e profissionais da saúde, assim como das autoridades sanitárias”, disse o deputado Niltinho.
Com informações do site da ALBA