Núcleo de ginástica artística da Bahia está em pleno funcionamento
A Casa da Bahia de Ginástica (Cagiba) – Centro de Excelência Loterias Caixa Jovem Promessa de Ginástica Artística entrou em funcionamento nesse mês de agosto, no Centro de Treinamento Waldemar Santana, localizado no Largo de Roma, em Salvador. No espaço, 200 meninos e meninas de 5 a 16 anos praticam, gratuitamente, a modalidade de ginástica artística duas vezes por semana, com aulas ofertadas de segunda a quinta em horários das 8h às 17h20.
O núcleo de ginástica artística é uma parceira entre o Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Confederação Brasileira de Ginástica – CBG, Federação Bahiana de Ginástica – FBG e patrocínio oficial das Loterias Caixa. O investimento do Governo do Estado é de cerca de 430 mil, e a Caixa participa do projeto com doação dos equipamentos.
“Ainda no mês de julho, fizemos algumas aulas testes e de apresentação para as crianças e pais, com o intuito de mostrar melhor a modalidade. Com os Jogos de Paris 2024, a ginástica artística ganhou muita visibilidade, principalmente pelo destaque da ginasta brasileira Rebeca Andrade. A partir desses encontros prévios, fechamos a turma com os 200 alunos, reservando 60% das vagas para aqueles oriundos de escola pública, conforme prevê o projeto”, contou Evelin Lobo, presidente da Federação Baiana de Ginástica (FBG).
Além do núcleo de ginástica artística, no Largo de Roma, a Sudesb mantém, desde 2022, parceria com a FBG para execução do projeto Cagiba de ginástica rítmica, com núcleo em funcionamento em Lauro de Freitas. Neste espaço, 400 crianças e jovens de 6 a 19 anos têm aulas também gratuitas de segunda a sexta manhã e tarde. O Investimento neste projeto é de R$ 650.376,92.
Ascom/Sudesb
Jéssica Tavares – DRT 6108
03.09.2024
Jéssica Tavares – DRT 6108
03.09.2024
Ascom/Sudesb