Municípios

Núcleo NEOJIBA de Lauro de Freitas faz apresentação para o Maestro Ricardo Castro: “estou impactado”

Vidas transformadas pela música. O que parecia um sonho hoje já é realidade para mais de cem meninos e meninas, alunos do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) em Lauro de Freitas, que na tarde desta sexta-feira (12), apresentaram algumas das mais conhecidas obras musicais de Johann Sebastian Bach para o maestro Ricardo Castro, para a prefeita da cidade Moema Gramacho e para os pais ou responsáveis.

Implantado em Lauro de Freitas em abril desde ano, o progresso dos estudantes foi elogiado pelo maestro. “Estou impactado com tudo que vi neste núcleo. Impressionante a evolução musical apresentada aqui hoje, esse é o nosso método: aprender para ensinar. Queremos que eles saiam daqui e sejam multiplicadores por onde forem”, disse após responder a perguntas feitas pelos meninos e meninas, curiosos em saber um pouco mais sobre a vida do mentor do NEOJIBA.

Recebida com muito carinho, a prefeita se emocionou com a apresentação das atividades musicais coletivas, que envolvem turmas de iniciação musical, canto coral e prática orquestral. “Essa é a primeira vez na história de Lauro de Freitas, que em julho completou 60 anos, que temos algo tão grandioso e com essa finalidade em nosso município. É muito significante assistir como estão todos tão evoluídos em apenas alguns meses de treino”, ressaltou.

Ilma Santos, mãe da aluna Fernanda Santos, assistia atentamente a filha tocar. “Ela está amando esse mundo novo da música e eu também estou muito feliz por ela”, disse orgulhosa. Para Taciano Passos, pai do pequeno Tarcis Paços, o sentimento é semelhante. “Ele está mais concentrado, mais calmo. A música está ajudando ele”, disse.

A sede do NEOJIBA em Lauro de Freitas está localizada nas Aldeias Infantis SOS Brasil, na Av. Amarílio Tiago dos Santos, 144, Centro. As aulas pedagógicas acontecem de segunda à sexta-feira, sempre no período vespertino, das 14h às 17h. A estrutura do Núcleo no município está projetada em mais de 500 metros, divididos em três casas de aprendizagem, auditório e área externa de ensaio de orquestra.

Texto – Giovanna Reyner

Foto – Lucas Lins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *