Municípios

“O Brave é uma revolução na Região do Sisal”, diz Luciano Araujo no lançamento do projeto

Deputado estadual Luciano Araujo e Daniel Vieira, diretor da ANP

Foi realizado, nesta quinta-feira (13), o lançamento, em Conceição do Coité, da segunda fase do programa BRAVE (Desenvolvimento da Agave Brasil). O projeto Brave visa converter a planta agave em uma “cana de açúcar do sertão”. Será feito com o agave o etanol de primeira geração, etanol de segunda geração, biocombustível e bioeletricidade. O deputado estadual Luciano Araujo (Solidariedade) participou do evento.

O ato contou com a presença do governador em Exercício, Geraldo Júnior (MDB), prefeito de Conceição do Coité, Marcelo Araújo (UB); presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban; gerente-geral de Tecnologia e Inovação da Shell Brasil, Olivier Wambersie; gerente de Tecnologia de Baixo Carbono da Shell Brasil, Alexandre Breda; diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Andrade, e Daniel Vieira, diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Natural do município de Valente, município da Região do Sisal, Luciano Araujo afirma que a expectativa é que o Brave venha a promover uma revolução na Região Sisaleira e no Semiárido Baiano. “Acarretará um desenvolvimento econômico e social para a região. E a partir da planta agave teremos a biomassa do futuro. E mais do que carbono zero, será carbono negativo. Portanto, o impacto ambiental do Brave também é extremamente positivo”, disse.

Já Daniel Maia Vieira frisou que “o Brave é um importante projeto para o desenvolvimento de uma área tão carente de oportunidades como a Região do Sisal. É uma grande satisfação para a ANP estar participando deste projeto com foco em biocombustíveis e ações sociais. Este programa é muito importante para este momento de transição energética do nosso país e essa região tem um grande ativo a ser explorado”.  

Na ocasião, também foi lançado o SENAI CIMATEC Sertão. O Programa Brave é uma das primeiras iniciativas do novo campus, que tem como objetivo o desenvolvimento de novas tecnologias.

Título de cidadão baiano

Geraldo Júnior sugeriu ao deputado Luciano Araujo a concessão do Título de Cidadão Baiano a Daniel Vieira.

E, num tom político, Geraldo Júnior lembrou em seu pronunciamento a época em que foi convidado por Luciano Araujo para ingressar no Solidariedade da Bahia. “Com muito orgulho, assinei minha ficha no Solidariedade em um dos meus mandatos de vereador em Salvador. Agradeço a Luciano Araujo”, disse o governador em Exercício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *