NoticiandoVariedades

Oficina cênica para cantoras e cantores no Teatro Molière

Com orientação e condução da conhecida atriz, dançarina, coreógrafa e preparadora de elenco Ana Paula Bouzas, acontece em agosto no Teatro Molière, da Aliança Francesa Salvador, a oficina A Cena da Canção, voltada para cantores profissionais e estudantes que desejam aperfeiçoar sua performance cênica, além de identificar e desenvolver potencialidades criativas em espetáculos musicais. A oficina é uma realização da MeiMundo Inventações Compartilhadas, com o apoio da Luminosa Produções Artísticas, atual gestora do espaço. As inscrições podem ser feitas em horário comercial por meio do WhatsApp (71) 99921-2368(Teatro Molière).

Serão quatro encontros, todas as terças do mês de agosto, das 18h às 21h, na Sala de Cursos/Ensaios do Teatro Molière, com somente 20 participantes na turma, com investimento individual no valor de R$300,00 (trezentos reais). A oficina consiste num espaço de troca de saberes e práticas corporais entre artistas cantantes que parte de dois eixos temáticos:

  • A percepção e o reconhecimento das potencialidades expressivas de cada artista no exercício do seu cantar;
  • O reconhecimento da cena como território de potência, os elementos que o compõem, as relações possíveis a serem exploradas entre a/o artista e esses elementos.

Reconhecimento, pertencimento e autonomia são pilares do trabalho corporal a ser experimentado e mobilizado por dinâmicas e procedimentos utilizados nas artes da cena (dança, teatro), que se relacionam diretamente com as ideias de conscientização, preparação e investigação criativa. “Nosso olhar e escuta estarão atentos às peculiaridades e especificidades de cada artista, seus diferenciados corpos carregados de histórias e geografias singulares, seus olhares sobre si e os espaços que ocupam, suas escolhas em curso, o desejo e a disponibilidade para o jogo, a capacidade de escutar e mover-se a partir do contato/contágio coletivo”, explica Ana Paula Bouzas.

SOBRE ANA PAULA BOUZAS

Ana Paula Bouzas é uma artista baiana, nascida em Salvador, e que há mais de 30 anos trabalha como dançarina, atriz, coreógrafa, diretora de movimento, diretora cênica e preparadora de elenco em teatro, dança, cinema e TV. Tem uma vasta experiência em diferentes linguagens artísticas e um trânsito fluido entre as funções que desempenha, o que a levou a construir uma trajetória bastante híbrida e de atuação múltipla dentro da cena e fora dela.

É graduada em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ), pós-graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela mesma instituição e mestranda em Dança pelo PRODAN – UFBA (BA). Integrou grupos e cias de teatro e dança em Salvador (BTCA, Cia de Teatro da Bahia) e no Rio de Janeiro (Cia Teatral do Movimento), onde fundou o núcleo de criação e produção Meimundo Inventações Compartilhadas, com passagem também pela cidade de São Paulo. Em suas experiências artísticas trabalhou com profissionais como Marilena Ansaldi, Ana Kfouri, Beth Goulart, Luís Carlos Vasconcelos, Hilton Cobra, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Fernando Guerreiro, Luiz Marfuz, Nehle Franke, Elisio Lopes Junior, Denise Namura, Deborah Colker, João Falcão, dentre outros.

Seus mais recentes trabalhos como intérprete são os filmes “Marighella”, “Medida Provisória” e “Urubus”, o monólogo Inferno, os vídeos dança “Melli” e “Mesa Posta”, e o solo de dança “Eu Organizo o Movimento”. Ao retornar a Salvador no final de 2020, coreografou o filme “Abraço no Tempo” (BTCA/OSBA/BA), dirigido por Moacyr Gramacho e Fabio Espirito Santo, a convite do Teatro Castro Alves. No período de junho de 2021 a outubro de 2022, atuou como gestora artística do Balé Teatro Castro Alves (BA), quando idealizou obras como o documentário-dança “A Cidade que Habita em Mim” e o espetáculo “Viramundo”, celebrando os 80 anos de Gilberto Gil.

Atualmente está em cartaz com dois espetáculos, como diretora: o monólogo “Antes do Ano que Vem”, com Mariana Xavier, em codireção com Lázaro Ramos, que circula por algumas cidades do país desde 2021; e o espetáculo de dança “Lá Vem Ela”, inspirado em Rita Lee, em cartaz em São Paulo, dirigido por Bouzas e Jussara Setenta. Em agosto, retornará à cena no Teatro Molière da Aliança Francesa Salvador-Bahia com o monólogo Inferno, dirigido por Fabio Espírito Santo, texto de Rodrigo de Roure e Luiz Felipe Andrade.

Crédito da foto: Fábio Bouzas

SERVIÇO

Oficina artística: A CENA DA CANÇÃO

Público-alvo: estudantes e profissionais do canto, interessados em práticas corporais voltadas para o desenvolvimento da atuação cênica. Participantes: 20 pessoas

Data e horário: 08 a 29 de agosto, terças-feiras, das 18h às 21h

Local: Teatro Molière (Aliança Francesa – Ladeira da Barra)

Investimento: 300,00

Inscrição exclusivamente pelo WhatsApp: (71) 99921-2368

(Luminosa Produções Artísticas/Teatro Molière)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *