ONU define tema da Semana Global de Segurança no Trânsito de 2023
O tema “Transporte Sustentável” foi escolhido pela ONU para a Semana Global da Semana no Trânsito de 2023, entre 15 e 21 de maio. No Brasil, a Federação Nacional das Associações de DETRAN (Fenasdetran) orienta os estados, municípios, distritos e a sociedade em geral a realizarem ações, mobilizações, workshop, oficinas e seminários. Segundo Mário Conceição, presidente da Federação, a segurança no trânsito é tanto um pré-requisito quanto resultado dessa mudança, lembrando que o tema escolhido para a 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU, em 2022, foi “Ruas pela Vida” (Streets for Life) defendendo limites de 30 km/h (#Love30) como norma em vias onde as pessoas e o tráfego de veículos mais se misturam, com sucesso.
O dirigente frisa que o objetivo de atender o tema de 2023, transporte sustentável, é mais especificamente a necessidade de os governos facilitarem a migração modal do transporte individual motorizado para caminhadas, bicicleta e uso de transporte público. O slogan/hashtag será #RethinkMobility (repense a mobilidade). Oficialmente a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030 e seu Plano Global, que se alinhou à Declaração de Estocolmo, enfatizando a importância de uma abordagem holística da segurança no trânsito e pede melhorias contínuas no projeto de vias e veículos, finaliza o presidente.
As Semanas de Segurança no Trânsito são promovidas pela *OMS e ONU* desde 2007, segundo planejamento feito pela OMS e a colaboração das Nações Unidas pela Segurança no Trânsito, com o objetivo de aumentar a conscientização global sobre a necessidade e a importância da prevenção de lesões e mortes no trânsito. Para a Fenasdetran, a semana de 2023 será ainda mais uma oportunidade para lembrar e manter firme a decisão de ter a ‘Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030’ e seu plano global, enfatizando a importância de uma abordagem holística da segurança no trânsito, com melhorias contínuas nos projetos de vias e de veículos, aprimoramento da legislação e da sua aplicação sobre riscos comportamentais, como excesso de velocidade, álcool e direção; e fornecimento de atendimento de emergência oportuno para os feridos.
A Década de Ação para Segurança no Trânsito tem a ambiciosa meta de prevenir pelo menos 50% das mortes e dos feridos no trânsito até 2030. Por isso, a ONU, OMS e Fenasdetran orientam os estados, municípios e distritos a manter viva a declaração mundial e a decisão de ter a possibilidade de ajudar com ações de destaque a vida humana e a prevenção a mortes no trânsito. Para isso são feitas campanhas, ações, seminários e mobilizações na ‘Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030’.