Salvador

OSBA faz concerto gratuito neste domingo (25) com trechos de óperas no Santuário Nossa Sra. de Fátima, no Garcia

Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta neste domingo (25/05), às 11h, o concerto “Uma Manhã na Itália”, que acontece no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. No evento, a OSBA contará com a regência da maestra convidada Sarah Higino e solo da soprano Marly Montoni, em um programa dedicado a compositores italianos. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço, que possui estacionamento gratuito.

A apresentação integra a Série Manuel Inácio da Costa, que leva a OSBA a igrejas e museus de Salvador. O repertório reúne trechos de composições de Puccini, Rossini e Verdi, mestres da ópera italiana, além de trechos da ópera “Lo Schiavo”, do paulista Carlos Gomes, considerado o maior compositor operístico das Américas do século XIX, cuja obra foi fortemente influenciada pela tradição lírica italiana.

Verdi em destaque

Mestra em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual também se graduou em Piano e Regência Orquestral, a maestra fluminense Sarah Higino ressalta que o programa evidencia a intensidade típica da ópera italiana. Higino também destaca que parte do repertório será composto por uma sequência de três árias compostas por Giuseppe Verdi, extraídas das óperas “Aida”, “Il Trovatore” e “Un Ballo in Maschera”, sendo uma boa oportunidade para quem gosta deste compositor ou para quem quer conhecer melhor este mestre da ópera italiana.

“Teremos as melodias intensas de Verdi, com sua característica escrita vocal que desafia e valoriza a intérprete. Será um concerto que vai encantar quem já ama ópera e também tem tudo pra ser inesquecível para quem está chegando neste universo”, afirma a regente.

Responsável pelas partes vocais da apresentação, a soprano paulista Marly Montoni volta a se apresentar com a OSBA, após participações com a Orquestra pela Série Jorge Amado, no projeto OSBArris e no Festival Música em Trancoso. “Esse repertório da ópera romântica italiana faz parte de mim. Cantar essas personagens fortes e decididas sempre me fascinou. É o tipo de música que tira o melhor da minha voz”, comenta Montoni.

SOBRE A OSBA | Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

SERVIÇO:


25/MAI – SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA

Horário: 11h

Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira), Garcia.

Regente: Sarah Higino

Solista: Marly Montoni (soprano)

Entrada: gratuita (sujeita à lotação do espaço. Acesso ao local a partir das 10h30)

 

Programa:

PUCCINI – Crisantemi

CARLOS GOMES – “Come serenamente”, da ópera “Lo Schiavo”

CARLOS GOMES – “O ciel di Parahyba”, da ópera “Lo Schiavo”

VERDI – “Abertura” da ópera “Aida”

VERDI – “Timor di me?… D’amor sull’ali rosee”, da ópera “Il Trovatore”

VERDI – “Ecco l’orrido campo.. Ma dell’arido stelo divulsa”, da ópera “Un ballo in maschera”

ROSSINI – “Selva Opaca”, da ópera “Guilherme Tell”

PUCCINI – “O mio babbino caro”, da ópera “Gianni Schicchi”

ROSSINI – “Abertura” da ópera “O Barbeiro de Sevilha”

Fotos: Caio-Lirio/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *