Papa Leão XIV defende união entre homem e mulher como “base da sociedade”

Em seu primeiro discurso ao corpo diplomático, nesta sexta-feira (16), o papa Leão XIV reafirmou a posição tradicional da Igreja Católica ao declarar que o casamento entre um homem e uma mulher é o fundamento da sociedade. Dirigindo-se a representantes de diversos países, o pontífice destacou a importância da família como base para a construção de sociedades pacíficas e harmônicas. “Isso pode ser alcançado, sobretudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, afirmou.
O papa também reiterou a oposição da Igreja ao aborto, defendeu a liberdade religiosa e reforçou o compromisso com o diálogo inter-religioso. Durante o pronunciamento, ele mencionou sua evolução pessoal em relação a temas contemporâneos, referindo-se a uma fala de 2012, quando ainda era cardeal, em que criticava representações de casais do mesmo sexo na mídia. Segundo Leão XIV, sua visão desde então se desenvolveu “no sentido da necessidade da Igreja se abrir e ser acolhedora”.
Além das questões morais e religiosas, o papa abordou temas geopolíticos, destacando a dignidade dos migrantes e fazendo um apelo às nações para que interrompam a produção de armamentos. Ele defendeu que os recursos sejam redirecionados à promoção da paz e à proteção da vida humana em contextos de vulnerabilidade.
Foto: Agência Vaticano