NoticiandoVariedades

Peça “Aventuras do Maluco Beleza” abre FLIPELÔ na manhã do dia 08

O espetáculo infanto-juvenil “Aventuras do Maluco Beleza” será apresentado na Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), no primeiro momento da programação geral da festa, no dia 08, às 9h, no Teatro Sesc Senac Pelourinho. A peça, escrita e dirigida pelo roteirista, pesquisador, diretor de teatro e dramaturgo baiano Edvard Passos reúne sete canções de Raul Seixas e uma da roqueira baiana Pitty, que no espetáculo são entrelaçadas em uma narrativa que mistura música e ficção científica.

Vencedora do primeiro prêmio de montagem infanto-juvenil do Edital TCA.NÚCLEO e indicado ao Prêmio Braskem de Teatro em três categorias em 2011 a peça tem sua trama desenvolvida coração da família Seixas.

O espetáculo  mostra o compositor na intimidade, com uma história que conta a história do compositor quando criança, nos anos 50 e 60, junto com o irmão Plínio Seixas, e apresenta episódios curiosos da infância, a convivência com a família e amigos, a mudança para o Rio de Janeiro e a trajetória de sucesso como músico.

Para Edvard Passos, o retorno do espetáculo infantojuvenil em um evento que homenageia o grande nome do rock nacional tem um sabor especial. “É uma montagem muito querida e dá muito orgulho apresentá-la com o elenco original. Além do mais, esta peça é a única de todo histórico do TCA. NÚCLEO que retorna para uma apresentação, justamente, em um evento que presta homenagem ao grande ícone. Olhe a importância que tem para o teatro! É gratificante, algo que reverbera para a cultura permanecer viva, é de uma vitalidade incrível”, diz o diretor.

O elenco conta com Nelito Reis (Raulzito), Daniel Farias (Plíninho- irmão caçula de Raul Seixas),  José Carlos Jr. ( Carimbador Maluco), Vitório Emanuel (Milo), Taís Laila (Luna) e Jarbas Oliver ( Pítágoras).

Super Amigos

Para Nelito Reis, reencontrar o diretor Edvard Passos, um amigo de longa data, é “uma alegria indescritível”. “Reencontrá-lo na magia do palco, no teatro, é mais uma felicidade. O considero como um irmão na arte. É ter um outro olhar ele dirigindo essa interação com as pessoas. É uma grande alegria, algo indescritível”, diz.

Uma curiosidade: no espetáculo “Raul Seixas, A Metamorfose Ambulante”, Edvard Passos interpretou o irmão de Raul, Plínio Seixas.  E Edvard considera Nelito Reis um “dos grandes atores no estado”. “Nelito é um ator muito especial, um dos grandes atores da Bahia. Ele é um ator talentosíssimo. Eu tive a oportunidade de conhecê-lo  quando fiz o musical, interpretando o irmão do Raul Seixas,  o Plínio. Eu vi Nelito construir esse personagem de uma maneira brilhante e sempre o admirei.  Entramos em cena mais de 100 vezes para sermos irmãos. A gente criou um laço muito forte. Eu renovo meus votos de trabalhar com ele e com esses artistas que nesses últimos anos sempre trabalharam comigo, seja no  universo de Jorge Amado, como do universo de Raul Seixas”, enfatiza o dramaturgo.

SERVIÇO:

Dia 8/08 (QUINTA-FEIRA)

Teatro Sesc-Senac Pelourinho:

 9h: Espetáculo: “Aventuras do Maluco Beleza”. Criação e direção Edvard Passos. Logo após haverá um bate-papo com o diretor sobre curiosidades dos bastidores;

Sobr o diretor e dramaturgo:

EDVARD PASSOS: Encenador-pesquisador, graduado em Arquitetura/Urbanismo e Direção Teatral, mestre em Artes Cênicas. Diretor de teatro e dramaturgo dos espetáculos: “Aventuras do maluco beleza”, “A voz do campeão”, “Compadre de Ogum” (Prêmio Braskem de Teatro: Melhor Diretor), “Flamengo – histórias rubro-negras”, “A prole dos saturnos” e “A cidade da Bahia é nossa!”. Também dirigiu eventos, shows musicais e trabalhos audiovisuais: “Muita onda!” (show de Gerônimo Santana); “Salvador vai de cafezinho”; “Ori coiffeur: Bárbara queen” (websérie); “Arrocha: de Candeias para o mundo” (documentário), “Orixirê” (espetáculo de dança) e “Vozes do casarão” (abertura oficial da FLIPELÔ 2022). Possui livros publicados: “Aventuras do maluco beleza” (EDUFBA, 2015), “A cidade efêmera do Carnaval” (organizador, EDUFBA, 2016), “Nomadic Theatre Expt. One: Compadre de Ogum” (LAP, 2016), “Castro Alves, teatro e performance” (EDUFBA, 2018) e “Amados de Jorge” (CARAMURÊ, 2022).

Sobre o ator:

NELITO REIS – ator soteropolitano. Teatro: Raul Seixas, A Metamorfose Ambulante (2005) – ‘Raul Seixas’, A Lenda do Sabiá (2017)  – ‘Matador’, As Aventuras do Maluco Beleza (2013) – ‘Pitágoras’, Antonio de Chica ( 2007) – ‘Sereco’, Amores Bárbaros (2005) – ‘Tatu’, How Much? (2004) – ‘O Ferreiro’, A Fila (2003) – ‘Agnelo’, Idas e Vidas (2002) – ‘Nandinho’, Peçonha D’Amor (2000) – ‘Castro Alves’, HADES ( 1999) – ‘Stefano Salvatori’, Inocente Cravo (1998) – ‘Gouveia’; Cinema: Revoada (2008) – ‘Gavião’,  Estranhos (2009) – ‘Geraldão’, Strovengah (2011)  – ‘ Zé Belo’, Homens Com Cheiro de Flor  (2011) – ‘Regivaldo’; Televisão: Poder Paralelo (2009) – ‘Cosme’, Geração Brasil (2014) – ‘Dr. Marcelo’,  Milagres de Jesus (2014) – ‘Decurião’ (Episódio: Paralítico de Cafarnaum) e  Império (2015) – ‘Sérgio Gonçalves’.

A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2024 acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador, com uma programação 100% gratuita. A FLIPELÔ 2024 é apresentada pelo Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio do Grupo CCR, SICOOB, Banco do Nordeste, Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult e da Saltur, além do apoio da Rede Bahia e ITS Brasil . A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.

Foto: Tom-Raposo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *