PM baiana é a primeira brasileira a participar do curso de adestramento de cães em Portugal
A capitã do COC do Batalhão de Choque passou 13 semanas na capital Lisboa.
A Bahia agora conta com a primeira policial militar do Brasil especialista em Curso Cinotécnico de Segurança, Intervenção e Busca da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Portugal. A capitã PM Samanta Lacerda, comandante da Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), integrou a 5ª edição da formação com a duração três meses, que aconteceu na capital portuguesa.
O curso faz parte do Programa Frontex da União Europeia e visa formar policiais militares na especialidade de cães de intervenção, adestramento e aplicação de cachorros que atuam em situações de ordem pública, de busca de fugitivos e de materiais e objetos de crime.
A capitã Lacerda contou que pretende trazer alguns conceitos aplicados no curso para qualificar ainda mais as operações com os animais.
“Aplicaremos algumas técnicas adaptadas à nossa realidade para formação do cão policial. Além de buscar a aquisição de alguns equipamentos, materiais além de algumas estruturas que contribuem para o adestramento e atuação do cão policial”, explicou a militar.
Foto: Divulgação SSP.