Prefeitura une forças e faz pedido para que pessoas fique em casa
“Ficando em casa, você se protege, me protege, e juntos combateremos o coronavírus”. Esta frase, que faz parte de um informe elaborado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, repercutiu por ruas de todos os bairros do município, nesta quinta-feira (16). A ação educativa, em parceria com corporações de segurança pública, chama a atenção da população sobre a necessidade de se adotar medidas de combate ao contágio da Covid-19.
O alerta em carro de som percorreu 78 quilômetros em vias estratégicas, entre o período da manhã e tarde, acompanhado de veículos da 52ª e 81º Companhias Independentes da Política Militar (CIPM), do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), da Guarda Municipal e de fiscalizações. A mensagem educativa será transmitida pela ação conjunta até o próximo domingo (19).
Durante a conscientização, foi possível perceber a população, que das janelas e portas de suas casas ou em trânsito pelas ruas, ouviram atentamente o pedido da administração municipal para que fiquem em casa e ajudem a impedir a proliferação do Coronavírus. Dicas de higiene e o recado de que só trabalhadores dos serviços essenciais devem sair, foram passadas.
Após percorrer as principais ruas da cidade, o comboio com informe da necessidade do distanciamento social finalizarou a ação no Terminal de Ônibus da Estação Aeroporto do Metrô. Rita de Cassia Santos recebeu material informativo da Prefeitura, enquanto aguardava o transporte para o bairro de Itinga. “Essa é uma situação em que um depende de todos. Sem a colaboração das pessoas as coisas podem piorar”, comentou a trabalhadora de uma clínica de ultrassom sobre a pandemia.
O vigilante de varejo, Francisco Silva, considera que as medidas estabelecidas pelo município devem ser cumpridas. “Nós temos que respeitar o que é melhor para todos. O problema está aí e não tem solução rápida. A cada dia vemos os números só crescendo”, pontuou. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 1 milhão de pessoas já foram infectadas no mundo pelo vírus. No Brasil, casos ultrapassam a marca de 30.400 e em Lauro de Freitas o número chega a 28 confirmados.
Para os próximos dias, o roteiro da ação educativa inclui locais definidos por equipes da Força-Tarefa, que fiscaliza o cumprimento de decretos da Prefeitura em estabelecimentos comercias, e a partir de denúncias recebidas pelo Centro Integrado de Mobilidade Urbana. O CIMU constata que os bairros de Portão, Itinga, Centro, Buraquinho, Vilas do Atlântico, Caji e Vida Nova concentram a maior parte das denúncias por aglomerações.