Salvador

Prêmio Mulher Notável 2023 supera primeira edição e brilha em noite de emoção e sororidade

Projeto se consolidou como uma das principais honrarias dedicadas a mulheres no Brasil

Emoção, aclamação, sororidade e empoderamento. Essas são algumas das palavras que definem a cerimônia da segunda edição do Prêmio Mulher Notável, na noite desta sexta-feira (31), no Centro de Cultura da Câmara de Salvador. Apresentado e dirigido pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), idealizadora do projeto, o evento atraiu centenas de pessoas, que lotaram o disputado espaço. O número de presentes superou as expectativas da organização, e até os corredores ficaram abarrotados. Diversas autoridades, como o prefeito Bruno Reis, e os principais veículos de imprensa e emissoras de TV também marcaram presença.

A lista de premiadas deste ano foi composta por mais de 20 mulheres que atuam e se destacam nos mais diversos âmbitos. Ao longo da noite, todas foram homenageadas individual e coletivamente, brilhando com suas trajetórias marcadas pelo sucesso, pelo protagonismo e pelo empoderamento.

“A edição deste ano superou a do ano passado e foi além de todas as expectativas. Me sinto muito feliz e honrada por ter a oportunidade de homenagear tantas mulheres aguerridas, exemplos de talento, garra e coragem em meio a essa estrutura machista que tenta nos ofuscar e dominar”, diz Ireuda Silva, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. “Acreditamos que mulheres devem celebrar as conquistas de outras mulheres. Ninguém fará isso por nós se não nós mesmas. Uma mulher empoderada ajuda a empoderar várias outras, mesmo que ela nem se dê conta disso. E precisamos sempre continuar a sonhar”, acrescenta.

A fala de todas as homenageadas por muita emoção. A jornalista Tarsila Alvarindo destacou o dilema entre sonho e enfrentamento ao racismo vivenciado pela mulher negra. “Sou uma menina que veio de Ilhéus cheia de sonhos e por um momento deixei de sonhar porque a sociedade dizia para mim que o mundo não era para mulheres pretas. Mas hoje mostro para outras meninas como eu que podemos estar em qualquer lugar”, disse.

A jornalista e apresentadora Jessica Smetak falou sobre a importância da sua profissão para dar voz a outras mulheres. “Sou muito feliz pelo jornalismo me permitir dar projeção às vozes das mulheres que muitas vezes são silenciadas”, pontuou.

A enfermeira e primeira-dama Rebeca Cardoso também comentou sua trajetória pessoal: “Eu não poderia deixar de vir aqui hoje falar o que está no meu coração. É com o coração cheio de alegria e gratidão que recebo esse prêmio. Um prêmio que tantas mulheres também merecem, que na correria de sua rotina se desdobram para cuidar dos filhos. E no fim do dia ainda se sentem culpadas por não terem feito tudo. Sou uma dessas mulheres”.

Por sua vez, a jornalista e apresentadora Carol Rosa ressaltou que a luta da mulher é compartilhada. “A luta da mulher é compartilhada. Nossa luta se torna mais leve quando estamos unidas. É na coletividade que a gente se fortalece”, disse.

A vereadora e presidente da Funarte, Maria Marighella, elogiou a vereadora Ireuda e maturidade política de, mesmo em campos diferentes, manterem-se unidas na luta pelos direitos da mulher. “Queria dizer o quanto me comove estar ao lado de Ireuda. Nos movemos juntas, nos comovemos juntas. Sabemos que mulheres andam juntas. Nesse encontro afirmamos um mundo mais justo, mais humano”, afirmou.

Já a promotora Sara Gama disse que sonha em “dar voz às mulheres que são caladas pela violência, pela discriminação, pela subjugação”.

Enquanto isso, a cantora Juliana Ribeiro pontuou que o exemplo é fundamental para as mulheres vencerem o machismo. “Estamos falando de uma luta de mulheres, negras, nordestinas, que se tornam espelho para outras mulheres. Nós representamos tantas outras, não estamos sós”, opinou.

Presente no evento, o prefeito Bruno Reis homenageou a esposa, Rebeca Cardoso, e as demais servidoras premiadas. Além disso, ele elogiou a trajetória da vereadora Ireuda Silva e relembrou o trabalho conjunto que ambos vêm realizando nos últimos anos. “São mulheres tantas que ajudaram a construir a história da nossa cidade, nesta semana em que completamos 474 anos. Todas elas são motivos de inspiração para nós. Quero prestar minha homenagem àquelas que prestam serviço mais diretamente à nossa administração. E à nossa vereadora Ireuda, que teve a linda e feliz ideia de premiar essas mulheres. Conheço Ireuda profundamente, ela que luta pela defesa e pelo empoderamento da mulher. As diversas campanhas que ela realiza o ano todo. Além disso, ela tem um forte compromisso com a causa social. Nunca me esqueço de quando fomos juntos lá em Paz e Vida e com o nosso trabalho conseguimos mudar a realidade daquelas pessoas”, discursou.

Confira a lista de premiadas da noite:

Adriana Pereira Paes Leme – capitão da Marinha do Brasil

Ana Cecília Bandeira – diretora do Departamento de Polícia Técnica

Ana Paula Magalhães – arquiteta

Carol Rosa – jornalista

Eugênia Oliveira – empresária

Gabriela Bahia – ONG Acolhe Mulher

Gabriele Lima – assistente social de Salvador

GCM Olívia – guarda municipal

Giovanna Victer – titular da Sefaz Salvador

Iracema Lopes – empresária

Iris Oliveira – estilista

Ivana Roberta – procuradora federal

Jaqueline Pinho – enfermeira e administradora

Jessica Smetak – jornalista

Juliana Ribeiro – cantora

Lilian Azevedo – procuradora

Lorena Dias – jornalista

Maria Marighella – vereadora licenciada e presidente da Funarte

Marina Vianna – diretora regional Senac Bahia

Nadjara Silva Paixão – suboficial da Aeronáutica

Rebeca Cardoso – enfermeira e primeira-dama de Salvador

Renata Correia – diretora executiva do jornal Correio

Sara Gama – promotora de Justiça

Tarsila Alvarindo – jornalista

Tatiana Mandelli – empresária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *