Presidente e Secretária da Saúde são reconduzidos para biênio 2023-2025 do Conselho Estadual de Saúde da Bahia
Na tarde desta quinta-feira (21), no Auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, foi aprovada a recondução da Coordenação Executiva do Conselho Estadual de Saúde da Bahia CES-BA para o biênio 2023-2025 composta pelo presidente: Marcos Sampaio (segmento usurário); a vice-presidente: Roberta Santana (segmento gestor); a secretária geral: Maria Luiza Leitão; e o secretário adjunto: José Vasconcelos.
Também foi aprovada recondução das Entidades e seus respectivos Conselheiros que compõem o pleno do CES-BA.
De acordo com Marcos Sampaio, a recondução do pleno e da coordenação executiva é a demonstração da boa gestão ao longo desses dois anos que passaram, principalmente no processo da pandemia. “Para mim ter mais dois anos no exercício da presidência e sendo do segmento usuário é mais um reforço de como o CES-BA vem realizando uma atuação positiva para a saúde que eu agora terei mais um período para ampliar ainda mais as nossas atividades”, afirma.
Na ocasião, o presidente também reforçou que a recondução é a demonstração de que a atual gestão tem cumprido com a finalidade deste conselho de atuar na formulação de estratégias, propostas e no controle da execução da Política Estadual de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.
Ele ainda reforça o quanto as ações do CES-BA foram importantes e necessárias no processo da pandemia orientando os cuidados e recomendações; seguindo da defesa da vacina; fiscalizando órgãos e entidades referente a atuação contra a covid-19.
Sobre o CES-BA:
O Conselho Estadual de Saúde da Bahia é um órgão colegiado, autônomo, deliberativo, fiscalizador e permanente do Sistema Único de Saúde – SUS, sendo integrante específico da estrutura básica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), tendo como finalidade atuar na formulação de estratégias, propostas e no controle da execução da política estadual de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.
O Conselho é composto por 32 (trinta e dois) representantes titulares e suplente, considerando-se ainda o que propôs a Resolução nº. 333/2003 do CNS e consoante as recomendações da 10ª e 11ª Conferências Nacionais de Saúde, as vagas deverão ser distribuídas da seguinte forma:
50% de entidades de representação estadual de usuários;
25% de entidades de representação estadual dos trabalhadores na saúde;
25% de representação de governo (federal, estadual e municipal) e prestadores de serviços públicos e/ou privados, conveniados ou sem fins lucrativos.