Municípios

Professores da rede municipal de Lauro de Freitas participam de capacitação voltada para educação física

Aproximadamente 90 profissionais de educação física da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas estão participando de uma formação realizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com a CCR Metrô Bahia – via lei de incentivo ao esporte.

Com abordagem ampla sobre os esportes e uma metodologia voltada para as escolas, a capacitação foi iniciada nesta terça-feira (6) e segue até novembro. O curso é dividido em cinco módulos, como explicou Arlinda Viana, sub-coordenadora pedagógica do IEE. “Esse projeto que estamos aqui em Lauro de Freitas é o de formação de professores. São três módulos presenciais, começando hoje com o conteúdo: princípios do esporte educacional. Mais dois módulos à distância, por meio de webinários, finalizando com um seminário de boas práticas pedagógicas”.

Milena Farias, professora de educação física da rede municipal, acredita que formações como essa reafirmam a importância da educação física como componente curricular. “É muito positivo receber uma formação voltada para o esporte educacional. Aprendemos estratégias que nos ajudam a trazer as práticas esportivas de forma mais eficaz para a escola e para as crianças. Muitas pessoas confundem educação física com recreação, mas não é assim. Na escola, há um momento para o lazer e outro para a educação física, que é uma aula fundamentada, com conteúdo teórico, provas e planejamento. Tudo isso faz parte do nosso trabalho diário e essas formações nos ajudam a aprimorar ainda mais o nosso ensino”, enfatizou a docente.

Para Ana Paula Soares, articuladora da componente educação física da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a capacitação tem como proposta a inclusão de todos, a construção coletiva, o respeito à diversidade, e a educação integral rumo à autonomia. “Desde 2019 começamos com esse movimento de implantação no Fundamental I. Então, essa formação é muito importante pois estamos nessa ação de estruturar todo o eixo pedagógico, vislumbrando um trabalho de equipe em rede”.

Texto – Yandra Barros

Foto – Wandaick Costa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *