Profissionais da MCO-UFBA fazem treinamento no Hupes para atendimento a casos de covid-19
A parceria entre as duas instituições proporciona atendimento mais qualificado aos usuários do SUS
Cerca de 40 profissionais da Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) passaram por treinamentos com profissionais do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) – ambos hospitais universitários vinculados à Rede Ebserh e à Universidade Federal da Bahia (UFBA) – desde o mês de maio. Os treinamentos são voltados ao manejo de pacientes confirmados com covid-19 e abordam temas como pré-oxigenação, indução anestésica, intubação orotraqueal, ventilação mecânica, ressuscitação cardiopulmonar e transporte de paciente.
A parceria tem o objetivo de preparar os profissionais da área de saúde para atuar no enfrentamento à pandemia de covid-19. Para isto, conta com um ambiente montado para oferecer condições de simulação realística, com uso de manequim apropriado para as manobras respiratórias, ventilador pulmonar e todo aparato necessário para as práticas voltadas ao manejo do paciente com complicações respiratórias.
Os treinamentos são organizados pelos médicos do Hupes, Joamar Nunes, da Unidade de Referência em Agudos, e João José, anestesiologista, e contam com a participação de outros instrutores das áreas de medicina, enfermagem e fisioterapia. A atividade ocorre diariamente na sede do Hupes.
“Neste momento de pandemia e de recursos escassos, a formação de parcerias entre instituições de ensino e saúde é de fundamental importância para o atendimento ao paciente. Desde maio, os profissionais de saúde da Maternidade de diversas áreas vêm participando do treinamento. Os colaboradores já treinados sentem-se mais seguros para atuar no enfrentamento ao Covid-19”, ressalta Carolina Thé Macêdo, chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da MCO-UFBA.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
A Maternidade Climério de Oliveira e o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos fazem parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Hupes