“Programa contra fome vai ajudar famílias a superar a insegurança alimentar”, diz Suíca ao lado de Jerônimo
O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), defendeu a criação do Programa Bahia sem Fome, apresentado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta sexta-feira (24), na Vila Canária, na capital baiana. “Esse programa contra a fome vai ajudar famílias a superar a insegurança alimentar. Precisamos divulgar a importância da campanha, que inicialmente vai chamar pessoas, empresas e parceiros diversos pra ajudar na arrecadação de alimentos, mas também para garantir produção de alimentos saudáveis e geração de emprego e renda, que é assim que vamos acabar com a fome”, frisa Suíca.
Esse programa acontece por meio da coordenação-geral das Ações Estratégicas de Combate à Fome, ligada à Casa Civil, e sua etapa inicial acontece justamente com a arrecadação de alimentos. Serão realizadas ações multisetoriais, transversais e intersetoriais para envolver diversas secretarias do governo estadual no processo. De acordo com o vereador Suíca, são mais de 33 milhões de pessoas passando fome no país. “Somente na Bahia, 1,8 milhão delas estão vivendo com insegurança alimentar grave, ou seja, não conseguem fazer três refeições ao dia. Precisamos auxiliar para que essa realidade mude”, aponta o edil petista.
O programa do governo Jerônimo deve estimular e apoiar a produção e o acesso a alimentos saudáveis, assim como estabelecer estruturas de produção, abastecimento, distribuição e regulação desses produtos. A gestão estadual aponta que a iniciativa é para a população ter “comida na mesa e ajuda financeira”, além de fortalecimento da agricultura familiar, do abastecimento de água e da geração de emprego e renda. Todas as áreas do governo devem ser mobilizadas para envolver municípios, movimentos sociais e populares, iniciativa privada, organizações da sociedade civil, religiosas, sindicais, culturais e educacionais do campo e da cidade.