Municípios

Projeto Meu Recôncavo busca preservar memória e cultura dos povos tradicionais de Saubara

Com iniciativa de preservar a memória e cultura dos povos tradicionais do Recôncavo, o Projeto Meu Recôncavo levou neste final de semana para os moradores de Saubara roda de conversa e exibição do documentário “Histórias do Bicentenário” para os moradores da região do recôncavo.

Promovido pelo Instituto Popular do Recôncavo Bahia (IPR Bahia), o evento contou com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia e o apoio da Prefeitura de Saubara, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Segundo Joanita Carvalho dos Santos, secretária de cultura do município, o projeto buscou registrar o papel da região no processo de independência. “Falar sobre o bicentenário é uma maneira de resgatar e fortalecer também a nossa história na independência da Bahia no município de Saubara”.

As Rodas de Conversa foram mediadas pela historiadora Maria da Conceição Freitas e tiveram o objetivo de promover o diálogo entre as comunidades locais e proporcionar um espaço para compartilhar experiências, memórias e conhecimentos tradicionais. De acordo com a historiadora, o encontro foi uma possibilidade de “dialogar sobre a nossa capacidade de resistência dentro do recorte do bicentenário de Independência da Bahia”. Ainda, segundo ela, o dia foi produtivo “porque tivemos a oportunidade de discutir história, refletir e de saber um pouco mais dos personagens que compuseram o cenário histórico”.

O objetivo do projeto foi de promover o diálogo entre as comunidades locais, compartilhar experiências e incentivar o pertencimento e a valorização da cultura e da história do Recôncavo. Para Deuza Santos Cardoso (62), a atividade reforçou “a valorização do recôncavo, das descobertas e das oportunidade de rever as tradições da região”.

Para o coordenador do IPR, Luan Peres, o evento foi uma oportunidade para “os moradores da região do Recôncavo compartilharem também suas experiências e conhecimentos, além de aprenderem mais sobre a história e cultura da região”.

Fundado em novembro de 2017, o Instituto Popular do Recôncavo (IPR) tem como objetivo realizar projetos e ações multidisciplinares que ampliem, propiciem e conquistem novas oportunidades de crescimento para o Recôncavo e assim como para o estado da Bahia. A sede do IPR fica no município de Saubara, localizado na Baía de Todos os Santos, na praia de Bom Jesus dos Pobres.

Foto: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *