Salvador

Reitora do IFBA recebe Medalha Anísio Teixeira da Câmara Municipal de Salvador

Na última quinta-feira, dia 26 de outubro, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Salvador, através do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), concedeu à Professora Doutora Luzia Matos Mota a Medalha Anísio Teixeira. A Sessão Especial de entrega da condecoração ocorreu no Plenário Cosme de Farias – CMS.

A honraria que foi criada em 2000 com o propósito de considerar figuras proeminentes na área da educação, dessa foi homenageou Luzia Matos Mota, atualmente reitora do Instituto Federal da Bahia – IFBA, também fundou o Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (GPET), pioneiro na institucionalização da pesquisa no IFBA, e coordenou a implantação do primeiro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Científica e Tecnológica do Instituto. Participou da implantação do Mestrado Profissional em ensino de Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, que conta atualmente com 42 polos, um deles o Polo IFBA, do qual foi a primeira coordenadora, entre 2016 e 2019.

“Com esta trajetória da professora Luzia, nós estamos fazendo a reafirmação da defesa da educação e da ciência. A educação é um pilar de transformação da sociedade e homenagear uma profissional comprometida como ela serve de inspiração para as novas gerações.”, salientou Augusto.

O encontro foi uma oportunidade abordar a história de Luzia, ela que é filha de uma família da classe trabalhadora e caçula de sete irmãos, cresceu no bairro de Castelo Branco, na capital baiana, e dedicou anos de sua vida na militância política em prol de melhorias e da ampliação do acesso à educação. Ainda na pré-adolescência, foi a primeira presidente do Centro Cívico da escola de bairro onde estudava.

“Hoje, eu falo deste púlpito. Eu, uma mulher negra, da periferia, da educação. Há um significado, senhoras e senhores, muito potente nesta homenagem, mas não é sobre mim, é sobre nós, é sobre o Instituto Federal da Bahia!”, disse Luzia, em um discurso bastante emocionada.

Os presentes enfatizaram a importância de um ensino público de alta qualidade, incluindo a promoção de um campus do Instituto Federal da Bahia na região de Cajazeiras.

“Vivi e vivo a periferia de Salvador, porque a experiência da pobreza não é algo que saia de nós. Que missão mais importante pode ter uma professora do que reunir a coragem e a felicidade de lutar pela criação de uma escola pública, de qualidade em um lugar como Cajazeiras. Não há desafio mais alentador, nós teremos não mais um IFBA, mas dois, o Campus de Salvador, que é o primeiro e único, e o Campus de Cajazeiras, que pede passagem”, destacou a Reitora.

Em julho deste ano o Ministério da Educação recebeu a proposta de implantação do IF Baiano nas localidades de Cajazeiras e Itamaraju. Desde setembro de 2022, a instituição planeja a viabilidade dessa implantação. Em abril desse ano, a iniciativa ganhou força com a participação de Augusto Vasconcelos como representante da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

“Esse é um pleito antigo da comunidade, trata-se de um dos bairros mais populosos de Salvador, que tem um potencial muito grande, um número significativo de jovens e há uma expectativa da população dessa região pela implantação do campus do IFBA, para ofertar ensino médio, mas também, cursos tecnológicos de nível superior”, destacou Vasconcelos.

A mesa, presidida e mediada pelo vereador Augusto Vasconcelos também foi composta pelo vereador Silvio Humberto (PSB); a professora do campus Salvador, Fátima Santiago; a ex-aluna e graduada em Física pelo IFBA, Yasmin Santos da Conceição; a coordenadora-geral da Seção Sindical do Sinasefe-IFBA/CMS, professora Marlene Socorro; os irmãos da reitora, José Carlos e Antônio Carlos de Sousa Mota e o amigo pessoal de Luzia, George Gurgel de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *