Salvador

Salvador é palco de Festival Internacional de Guitarras

Entre os dias 8 e 10 de dezembro, com o patrocínio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf), e com apoio do Ministério do Turismo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, acontece, no Museu de Arte Moderna – MAM Bahia, em Salvador, o GUITARRASSA Festival Internacional de Guitarras Elétricas.

O Festival resgata a importância histórica e o protagonismo da cidade de Salvador na história do instrumento, inventado praticamente ao mesmo tempo nos Estados Unidos da América e na Bahia, nos anos de 1940, pelos violonistas Dodô e Osmar.

Além de shows com guitarristas brasileiros e internacionais e masterclasses, haverá contrapartida social do projeto, composta de aulas-show com Aroldo Macedo – um dos filhos de Osmar –, sobre a História da Guitarra Baiana, para alunos e professores da rede pública de ensino.

Na Bahia, a guitarra elétrica ganhou as ruas com o carnaval de 1950, quando Dodô e Osmar começaram a incendiar a Avenida 7 com aquela música instrumental contagiante. As festas populares baianas nunca mais foram as mesmas a partir de então. O som da guitarra ficou tão entranhado na cultura musical da cidade que, na década de 1960, este som naturalmente estava no centro do movimento tropicalista.

O projeto GUITARRASSA também conta com apoio do Procultura da Prefeitura de Salvador, da Escola de Música da UFBA, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac), da Bahiatursa, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), do Governo da Bahia e do projeto Sollar Baía.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *